Cem anos de Darcy Ribeiro hoje. Viva Darcy e viva o povo brasileiro!

Hoje completaria 100 anos um dos mais brilhantes, irrequietos e inovadores brasileiros: Darcy Ribeiro.

Apaixonado pelos indígenas, pelo Educação, pelo povo, pelo Brasil. Antropólogo, escritor, político, Darcy foi muitos na unidade da diversidade. Seu livro O Povo Brasileiro - a Formação e o Sentido do Brasil, que ele fugiu do hospital para concluir, é um canto de amor ao Brasil miscigenado.

Darcy foi filiado ao PDT, vice-governador do Rio de Janeiro no governo de Leonel Brizola e senador da República quando criou o projeto de Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

A lei, aprovada em 1996, é chamada de Lei Darcy Ribeiro e estabelece pontos para a formação dos profissionais de educação, para garantir o acesso de toda a população à educação gratuita e de qualidade, para valorizar os profissionais da educação e do dever da União, do Estado e dos municípios com a educação pública. A lei continua em vigor. 

Foi já nos anos 1980, no governo Brizola, que concretizou o projeto dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps). Ele acompanhava as obras das escolas, o currículo escolar e defendia a cultura local, recorda Gisele Jacon.

O legado de Darcy Ribeiro também inclui o Parque Nacional do Xingu (hoje Parque Indígena do Xingu), o Museu do Índio, o Memorial da América Latina, a Universidade Nacional de Brasília (que, por ideia dele, tem um "beijódromo"), o Monumento ao Zumbi dos Palmares e o Sambódromo do Rio de Janeiro (que, por ele, seria utilizado como escola nos períodos fora do Carnaval). [BBC]

Darcy até hoje é lembrado por seu confesso fracasso na vida, que ele admitiu com orgulho em discurso na Sorbonne, quando recebeu o título de Doutor Honoris Causa:

"Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."

Em 1986, Darcy concorreu ao cargo de governador do Rio de Janeiro, e perdeu para um dos piores e mais nefastos governadores do estado, Moreira Franco. E lamentamos até hoje a oportunidade perdida de ter Darcy Ribeiro como governador do Estado tocando os CIEPS, a cultura, a educação, a diversidade do Rio de Janeiro. Onde poderíamos estar hoje... E o Brasil também, porque Darcy, com seu entusiasmo, iria energizar o país a partir do Rio.

Viva Darcy Ribeiro, no seu centenário, e viva o povo brasileiro!

O Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem propaganda, se quem puder e o achar relevante apoiá-lo com uma assinatura. A partir de R$10

Assine o Blog do Mello



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Recentes: