80 em 82 executivos do mercado financeiro estão contra Lula. E o povo brasileiro contra eles

Uma pesquisa Quaest resolveu perguntar a 82 executivos de grandes fundos de investimento o que pensam do governo do presidente Lula. 

Curioso: essa pergunta nunca foi feita durante os quatro anos do governo anterior. Porque não precisava: eles babavam sua satisfação nas páginas dos jornais diariamente; seu apoio a Guedes e à equipe econômica.

O resultado da pesquisa foi que, dos 82 executivos, 80 estavam contra a política econômica de Lula, que, diga-se de passagem, ainda nem foi anunciada em sua totalidade.

Esse questionamento me levou a uma viagem no tempo: eleições para o governo do Rio em 1982. Brizola, que havia voltado há pouco do exílio, era um dos candidatos. Logo no primeiro debate, ele nomeou e enumerou os adversários de um a cinco. E fulminou: São cinco contra Brizola e o povo contra os cinco.

O mesmo sentimento me veio agora quando vi o resultado dessa pesquisa altamente direcionada. São 80 contra Lula e o povo contra os 80.

Porque o povo está sentindo no ar e até no noticiário a novidade: um governo que se preocupa com o povo, com a saúde do povo, com a vacinação, com os povos originários, as mulheres, os negros, a população LGBTQIA+. O povo, como se comprometeu Lula na campanha, se sente incluído no orçamento e nas preocupações do presidente e seu governo.

Aumento do mínimo; dos benefícios do Bolsa Família; volta do Minha Casa Minha Vida; a anunciada volta do Mais Médicos; o socorro aos yanomamis; o aumento das bolsas de estudo, do investimento em cultura e pesquisa científica.

Já o mercado, 68% dos pesquisados confiam muito em Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (BC) nomeado por Bolsonaro, que aumentou os juros de 2% para 13,75% e levou o Brasil a ter a taxa básica de juros reais mais alta do mundo. 

E o Lula dia e noite bate nessa taxa e critica o presidente do BC por mantê-la.

O povo está vendo que o mercado quer que o Brasil de Lula seja o mesmo de Bolsonaro, com lucros estratosféricos para os banqueiros e o sistema financeiro em geral, enquanto o povo disputa osso na fila dos restos do açougue.

Mas o Brasil mudou e está gostando da mudança. Por isso, são 80 contra Lula e o povo contra eles.

O Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem propaganda, se quem puder e o achar relevante apoiá-lo com uma assinatura. A partir de R$10

Assine o Blog do Mello



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos