Uma empresa com capital de R$100 mil foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a captar recursos para tirar do papel e botar pra funcionar o trem-bala, que faria a ligação Rio-SP em 90 minutos. Valor da empreitada: R$50 bilhões. Quinhentas mil vezes o capital da TAV Brasil.
Aí você lê as restrições que já estão postas para tirar o projeto do papel. A principal delas, segundo o diretor-presidente da TAV Brasil, Bernardo Figueiredo:
“Essa é uma questão que está resolvida. Não entraremos dentro dos centros urbanos, mas buscaremos parcerias. A partir destes pontos, podemos negociar conexões com outras redes, ou eventuais construções de ramais” [CNN]Em São Paulo, o trem-bala vai parar em Pirituba. No Rio, em Santa Cruz. Daí o passageiro sairia do trem-bala e entraria num trem da SuperVia para chegar ao Centro do Rio.
Fui ao site da SuperVia ara ver o tempo de viagem de Santa Cruz ao Centro. Fiz um print:
No Parador ou no Expresso o incauto vai levar mais tempo de viagem até o Centro do Rio que em todo o trajeto de SP ao Rio: 123' e 117', respectivamente, contra 90' na viagem do trem-bala SP-Rio.
É bala perdida na certa. Isso para não falar dos horríveis serviços da SuperVia.
Mais necessário que o trem-bala é um serviço de trens decente que atenda aos trabalhadores do Rio, por exemplo, coisa que a SuperVia definitivamente não faz.
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos