Antes de Bolsonaro o Brasil já estava doente

O poeta Álvaro de Campos, um dos heterônimos de Fernando Pessoa, escreveu "É antes do ópio que a minh'alma é doente". O mesmo se aplica ao Brasil. Antes de Bolsonaro o Brasil já estava doente.

Bolsonaro veio apenas vocalizar e representar o Brasil preconceituoso, racista, machista, misógino. O Brasil do elevador social e o de serviço, das empregadas, motoristas, prestadores de serviço. O Brasil do "sabe com quem está falando?". O Brasil, onde militares se acham superiores aos civis; médicos, aos pacientes. Brasil, onde os policiais perseguem, julgam, condenam e executam a pena, geralmente num corpo negro. Brasil, onde as mulheres aprendem desde cedo a baixar os olhos quando cruzam com um homem na rua para não abrirem caminho ao assédio. Onde as mulheres, quando são assediadas, se não cedem, são agredidas, violentadas, estupradas, mortas. Brasil com um dos cinco maiores índices de feminicídio do mundo. 

Já estávamos doentes antes de Bolsonaro e não bastou tirá-lo do governo. Ele precisa ser punido. E todos os que ele veio representar também. Precisamos curar o Brasil desse bolsonarismo sem Bolsonaro.

Por isso o editorial da Folha, que pregava um bolsonarismo gourmet, é canalha. Não existe bolsonarismo sem racismo, machismo, violência. O bolsonarismo é antidemocrático e usa a democracia apenas para defender um golpe que imponha a ditadura deles, de poderem cometer seus crimes impunemente.

Por isso também é fundamental que Bolsonaro e seus seguidores sejam punidos e passem a respeitar as leis. Ou vamos abrir caminho a um outro Bolsonaro, que será novamente porta-voz dessa gente doente, que horrorizou o cientista Darwin, o da teoria da evolução, que passou uns dias no Brasil da escravidão e escreveu horrorizado, diante do tratamento desumano com os escravizados: "Nunca hei de voltar a um país com escravidão".

Desde aquela época já éramos uma sociedade doente. Não basta agora dizer que tudo é culpa de Bolsonaro. Ele tem culpa, e muita. E deve responder por seus crimes. Mas todos nós devemos cuidar desse bolsonarismo que sempre existiu entre nós antes mesmo de Bolsonaro e quase virou metastático com a chegada dele ao poder.

O Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem propaganda, se quem puder e o achar relevante apoiá-lo com uma assinatura. A partir de R$10

Assine o Blog do Mello



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos