Há 5 anos, 6 ministros do STF ignoram a Constituição e entregam a cabeça de Lula para Moro

Há exatos cinco anos, em 4 de abril de 2018, seis ministros do STF jogaram a Constituição para o alto e negaram habeas corpus pedido pela defesa de Lula que solicitava que ele não fosse preso até o trânsito em julgado, como está escrito na Constituição. Com isso entregaram de bandeja a cabeça de Lula a Moro, que não perdeu tempo e, no dia seguinte, 5, determinou a prisão de Lula, para o bem do golpe e infelicidade geral da nação: a prisão e a subsequente proibição de Lula concorrer à presidência naquele ano jogaram o Brasil no colo do capeta.

O resultado foi um apertado 6 a 5: votaram contra Lula e a Constituição os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Rosa Weber. Com exceção de Alexandre de Moraes (Temer), todos os demais foram colocados no STF por Lula (Cármem Lúcia) e Dilma (os demais).

A votação foi tão em função do golpe que, pouco mais de um ano depois, em novembro de 2019, o STF votou por 6 a 5 ao contrário (Rosa Weber dessa vez votou com a Constituição), proibindo a prisão em segunda instância, o que acabou levando à soltura de Lula, quando Bolsonaro já estava destruindo o Brasil.

Por isso é tão importante a escolha que Lula fará do substituto de Lewandowski agora e, mais adiante, do de Rosa Weber, ambos aposentados pela idade limite de 75 anos. Como os dois 6 a 5 mostraram, um voto para um lado ou para o outro pode definir o futuro do Brasil.

O Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem propaganda, se quem puder e o achar relevante apoiá-lo com uma assinatura. A partir de R$10

Assine o Blog do Mello



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos