Assange rompe o silêncio numa Carta ao Rei, no dia da coroação de Charles III

Assange escreve Carta ao Rei Charles III

No dia em que é coroado Charles III, "Sua Majestade", como faz questão de frisar Julian Assange, recebe uma Carta Aberta do prisioneiro de Belmarsh, cheia de ironia, já que o nome da prisão é "His Majesty's Prison Belmarsh".

Na carta, é bom sentir que apesar da injustiça de sua prisão e da perseguição que lhe é movida há tantos anos por denunciar crimes de guerra dos Estados Unidos e aliados, Assange ainda mantém acesa a chama da combatividade e suas armas principais: as palavras, a ironia e a verdade.

Assange critica as condições desumanas da prisão e cita seu amigo e vizinho de uma cela a oito metros de distância, o brasileiro Manoel Santos, um homem gay que se suicidou diante do risco de deportação para o Brasil de Bolsonaro.

Assange assina a carta com seu nome e identificação de prisioneiro: A9379AY,

Leia a Carta de Assange a Sua Majestade no original ou a traduzida pelo Google a seguir: 

Uma proposta real: Carta de Julian Assange ao rei Charles III

A Sua Majestade o Rei Carlos III,

Na coroação de meu senhor, achei apropriado estender um convite sincero a você para comemorar esta ocasião importante visitando seu próprio reino dentro de um reino: a Prisão de Sua Majestade Belmarsh.

Sem dúvida, você se lembrará das sábias palavras de um renomado dramaturgo: “A qualidade da misericórdia não é forçada. Cai como a chuva suave do céu sobre o lugar abaixo.”

Ah, mas o que aquele bardo saberia da misericórdia diante do ajuste de contas no alvorecer de seu reinado histórico? Afinal, pode-se realmente conhecer a medida de uma sociedade pela forma como ela trata seus prisioneiros, e seu reino certamente se destacou nesse aspecto.

A Prisão de Vossa Majestade Belmarsh está localizada no prestigioso endereço de One Western Way, Londres, a uma curta caça à raposa do Old Royal Naval College em Greenwich. Que delícia deve ser ter um estabelecimento tão estimado com o seu nome.

É aqui que 687 de seus súditos leais são mantidos, apoiando o recorde do Reino Unido como a nação com a maior população carcerária da Europa Ocidental. Como seu nobre governo declarou recentemente, seu reino está atualmente passando por “a maior expansão de prisões em mais de um século”, com suas ambiciosas projeções mostrando um aumento da população carcerária de 82.000 para 106.000 nos próximos quatro anos. Muito legado, de fato.

Como prisioneiro político, mantido a critério de Vossa Majestade em nome de um soberano estrangeiro envergonhado, sinto-me honrado em residir dentro dos muros desta instituição de classe mundial. Verdadeiramente, seu reino não conhece limites.

Durante sua visita, você terá a oportunidade de se deliciar com as delícias culinárias preparadas para seus fiéis súditos com um generoso orçamento de duas libras por dia. Saboreie as cabeças de atum misturadas e as onipresentes formas reconstituídas supostamente feitas de frango. E não se preocupe, pois ao contrário de instituições menores, como Alcatraz ou San Quentin, não há jantar comunitário em um refeitório. Em Belmarsh, os presos jantam sozinhos em suas celas, garantindo a máxima intimidade com a refeição.

Além dos prazeres gustativos, posso garantir que Belmarsh oferece amplas oportunidades educacionais para seus súditos. Como diz Provérbios 22:6: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” Observe as filas embaralhadas na escotilha de remédios, onde os presos juntam suas receitas, não para uso diário, mas para a experiência de expansão do horizonte de um “grande dia de folga” - tudo de uma vez.

Você também terá a oportunidade de prestar homenagem ao meu falecido amigo Manoel Santos, um homem gay em risco de deportação para o Brasil de Bolsonaro, que se suicidou a apenas oito metros de minha cela usando uma corda grosseira feita de seus lençóis. Sua requintada voz de tenor agora silenciada para sempre.

Aventure-se ainda mais nas profundezas de Belmarsh e você encontrará o lugar mais isolado dentro de suas paredes: Healthcare, ou “Hellcare” como seus habitantes o chamam carinhosamente. Aqui, você ficará maravilhado com regras sensatas projetadas para a segurança de todos, como a proibição do xadrez, enquanto permite o jogo de damas, muito menos perigoso.

Nas profundezas do Hellcare, encontra-se o lugar mais gloriosamente edificante de toda Belmarsh, ou melhor, de todo o Reino Unido: a suíte de fim de vida de Belmarsh, com o nome sublime. Ouça com atenção e você poderá ouvir os gritos dos prisioneiros de “Irmão, vou morrer aqui”, uma prova da qualidade da vida e da morte dentro de sua prisão.

Mas não tema, pois há beleza a ser encontrada dentro dessas paredes. Deleite-se com os pitorescos corvos aninhados no arame farpado e com as centenas de ratos famintos que chamam Belmarsh de lar. E se você vier na primavera, poderá até vislumbrar os patinhos colocados por patos rebeldes dentro do terreno da prisão. Mas não demore, pois os ratos vorazes garantem que suas vidas sejam passageiras.

Eu imploro a você, Rei Charles, que visite a Prisão de Sua Majestade Belmarsh, pois é uma honra digna de um rei. Ao embarcar em seu reinado, lembre-se sempre das palavras da Bíblia King James: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mateus 5:7). E que a misericórdia seja a luz orientadora de seu reino, dentro e fora dos muros de Belmarsh.

Seu assunto mais dedicado,

Julian Assange

A9379AY  

 

O Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, sem popups de propaganda, se você o apoiar com sua assinatura. A partir de R$10.
Se preferir, faça uma doação via PIX para blogdomello@gmail.com

Assine o Blog do Mello



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos