Diretor de 'Bacurau' apresenta 'Retratos Fantasmas' em Cannes e é aplaudido de pé

 Retratos Fantasmas do diretor de Bacurau

Novo filme do diretor Kleber Mendonça Filho "Retratos Fantasmas" foi apresentado na sexta à noite na 76ª edição do Festival de Cinema de Cannes e foi aplaudido de pé por uma sala lotada.

Kleber dirigiu Aquarius, com Sonia Braga, e Bacurau, que venceu o prêmio do Júri em Cannes, 2019.

Foi numa sexta-feira chuvosa e tristonha que o festival deu vazão ao clima igualmente melancólico de "Retratos Fantasmas", que além da première com a participação do diretor, que teve fila de ao menos 50 pessoas em busca de assentos de última hora, tem outras duas sessões programadas -uma para a imprensa e outra aberta ao público, já esgotada.

Um documentário, o longa combina com Cannes justamente por fazer uma ode ao cinema, juntando pedaços da história do Recife para falar das salas de rua que já foram tão abundantes na capital pernambucana e que hoje, como em qualquer grande cidade, ou definham, ou sumiram de vez.

A première foi apresentada por Thierry Frémaux, diretor do festival, e foi precedida por um breve discurso do cineasta, em que destacou a presença de Joelma Oliveira Gonzaga, secretário do audiovisual do Ministério da Cultura. "É normal ter uma pessoa do governo apoiando [o cinema] e nós não tivemos isso por sete anos", disse em referência aos governos Temer e Bolsonaro. [Leonardo Sanchez, Folhapress]

A première mundial da produção do cineasta pernambucano ocorreu em Sessão Especial da Seleção Oficial, fora do circuito de competição.

"Retratos Fantasmas" estreia nos cinemas brasileiros no segundo semestre, ainda sem data exata definida.

Assine e apoie o blog que resiste há 18 anos, direto do Rio remando contra a maré.
Se preferir, faça uma doação via PIX para blogdomello@gmail.com

Assine o Blog do Mello



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos