STF condena Collor por corrupção. Falta só ajustar a pena, que pode chegar a 30 anos de prisão

Enfim, após 30 anos, STF condena Collor por corrupção

O STF já formou maioria para condenar o ex-presidente Collor por corrupção. O relator do caso, ministro Fachin, votou pela condenação do réu, propondo pena de 33 anos, 10 meses e 10 dias de prisão. Alexandre de Moraes, Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia acompanharam o voto do relator. André Mendonça votou pela condenação, mas discordou do crime. Nunes Marques votou pela absolvição.

São 6 votos a 1. Faltam votar Gilmar Mendes, Dias Toffoli e a presidente do Supremo Rosa Weber, mas já não podem interferir no resultado final, apenas na dosimetria da pena.

Além de Collor, são julgadas outras duas pessoas pelos mesmos crimes: Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos, operador particular e amigo de Collor, e Luis Pereira Duarte de Amorim, diretor financeiro das empresas do ex-senador. 

Segundo a denúncia, Collor integrou organização criminosa instalada na BR Distribuidora, de 2010 a 2014. Foi acusado de receber cerca de R$ 30 milhões em propina por negócios envolvendo a empresa, à época subsidiária da Petrobras na venda de combustíveis. [Poder 360]

O ex-caçador de marajás, levado ao poder pelo mesmo grupo que levou Bolsonaro, parece antecipar o mesmo fim para o"mito" genocida.


Assine e apoie o blog que resiste há 18 anos, direto do Rio remando contra a maré.
Se preferir, faça uma doação via PIX para blogdomello@gmail.com

Assine o Blog do Mello



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos