A imagem é de 1964, há quase 60 anos. Dois deles já estão mortos, John e George, e mesmo assim os Beatles vão estar cantando juntos novamente uma canção inédita, Now and Then, com lançamento mundial no dia 2 de novembro. Como é possível?
Em primeiro lugar, foi usada Inteligência Artificial sim. Mas não onde muita gente está pensando. Não foi "criada" uma voz de Lennon nem a guitarra de George Harrison. O que a Inteligência Artificial fez então para "juntar" os quatro novamente?
Sabe aquela história do escultor do cavalo de mármore? Perguntaram a ele como havia feito aquela perfeição de cavalo numa peça de mármore e ele disse que foi só tirar tudo o que não era cavalo da peça. O mesmo fez a IA.
John fez uma demo de piano e voz com a canção que compôs, Now and Then. Foi gravada numa fita cassete e nela John escreveu "For Paul".
Now And Then foi originalmente escrita por John Lennon após a separação dos Beatles em 1970, e circulou como uma música “pirata” por anos.
Uma canção de amor apologética, é dirigida a uma velha amizade (ou amante), a quem Lennon declara: "De vez em quando, sinto sua falta / De vez em quando, quero que você volte para mim". [BBC]
Em 1995, George Harrison botou guitarras em cima dessa gravação. Mas não se animou com a ideia de lançarem a música, porque achava a qualidade da gravação "uma porcaria". Na época não havia a tecnologia que temos hoje.
O que a Inteligência Artificial fez? Tirou tudo o que não era voz de John Lennon da gravação. Limpou o som, mas não mexeu nem simulou a voz de John, como já é possível fazer hoje. É a voz original de John Lennon.
Hoje, pegaram as guitarras de Harrison de 1995, Ringo e Paul fizeram suas partes e a música ficou completa. Chamaram até o filho do produtor George Martin, Giles Martin, e ele acoplou backing vocals de outras gravações dos Beatles à canção na mixagem.
Ou seja, dia 2 teremos os Beatles de volta numa canção inédita, Now and Then.