Tem lugar pra todo mundo. Encravada no centro da Itália existe uma cidade onde ser feio não é problema, pelo contrário. A feiura é festejada e há até um clube, o Club Dei Brutti (Clube dos Feios), em homenagem aos que nasceram sem a beleza do ou da (preencha com seus artistas favoritos).
A cidade é Piobbico, fica escondida (não pela feiura) em um vale entre a cordilheira dos Apeninos e o Mar Adriático, no centro da Itália. É uma bela cidade medieval cheia de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes.
Tem apenas 2 mil habitantes. Mas em setembro se enche de turistas que vão à cidade para as festividades do Club Dei Brutti.
O Clube tem origem curiosa em 1879. Não nasceu originalmente para agregar os feios, mas para conseguir maridos para as solteironas da cidade. Naquela época era quase pecado uma mulher não se casar.
O Clube tem perfil no Instagram e no Facebook e se descreve assim:
O Club Dei Brutti é uma organização internacional fundada em 1879. Hoje possui 25 filiais ao redor do mundo e cerca de 30.000 membros. Sua sede está localizada em Piobbico.
O nascimento do clube foi motivado pela necessidade de casar as solteironas da cidade, mas com o passar dos anos e a evolução da sociedade a associação aceitou uma visão mais ampla do problema.
O objetivo da associação nos últimos anos tem sido diminuir o culto da beleza e da aparência agora dominante na sociedade moderna para restabelecer um equilíbrio justo de valores sociais.
Nos últimos 50 anos, o clube fez o possível para difundir a sua ideia através de campanhas midiáticas e fez inúmeras aparições em jornais, programas de televisão, etc.
Se você não se encaixa no padrão de beleza dos filtros do Instagram, lembre-se, em Piobbico tem lugar pra todo mundo.