Começou ontem a exclusão de contas do Google. Mas você talvez ainda consiga salvar a sua. Veja como

Em maio, o Google anunciou que começaria a cancelar contas do Gmail a partir do dia 1º de dezembro de 2023, popularmente conhecido como ontem.

Serão deletadas milhões de contas do Gmail e de aplicativos ligados a ela, como Google Fotos, Drive, Agenda.

Não é todo mundo que tem que se preocupar com isso. Mas quase. Porque só serão excluídas contas que estão inativas há dois anos. Ou que foram criadas e nunca utilizadas.

Portanto, se você tem mais de uma conta do Gmail, como quase todo mundo, tente se lembrar se está sem usar alguma delas há mais de dois anos. Dê uma conferida se não tem fotos associadas a ela, eventos da Agenda, Workspace, arquivos no Drive. Tudo isso vai ser deletado para sempre.

Segundo o Google, a ação é necessária por medida de segurança. Contas inativas estão sem atualizações importantes e sem medidas extra de segurança como verificação em duas etapas, por exemplo.

As primeiras contas a serem excluídas serão aquelas que nunca foram utilizadas.  A pessoa apenas criou a conta e a esqueceu por lá. As demais, que estão sem uso há dois anos, serão excluídas em sequência.

Qual a solução? O que fazer?

A solução para não perder essa conta do Gmail é simples: basta usá-la.

Segundo a empresa, as pessoas que podem perder suas contas estão sendo avisadas. O caso é que hoje, com o uso massivo das redes sociais, muita gente perdeu o hábito de conferir e-mail. Logo, é bom se prevenir e dar uma repassada em suas contas.

Mas, corra, porque a exclusão começou ontem.

Assine e apoie o blog que resiste há 18 anos.