VÍDEO: John Lennon. Nova série da Apple narra assassinato do cantor e revela suas últimas palavras

John Lennon: Murder Without A Trial conta em três episódios o assassinato de John Lennon, que daqui a cinco dias completa 43 anos. Curiosamente, dada a importância do fato, o caso nunca foi a julgamento (daí o título da série).

A série documental entrevistou o porteiro do Dakota, onde Lennon morava e foi assassinado, testemunhas que estavam no local, a enfermeira que participou da tentativa de procedimentos para mantê-lo vivo. 

Segundo o concierge do edifício Dakota, Jay Hastings, que falou publicamente sobre aquela noite pela primeira vez, as últimas palavras de John foram: “Levei um tiro”, antes de desmaiar.

“Ele passou correndo por mim. Ele disse: 'Levei um tiro'. Ele tinha sangue saindo da boca. Ele simplesmente caiu no chão. Eu o virei de costas, tirei os óculos e coloquei-os sobre a mesa. E Yoko estava gritando: 'Chame uma ambulância, chame uma ambulância, chame uma ambulância'”.

O produtor de Lennon, Jack Douglas, conta ao documentário:

“Ele estava no topo do mundo. A última vez que o vi foi entrando no elevador. Quando a porta do elevador se fechou, ele estava bem na minha frente com um grande sorriso. Ele estava tão feliz com a forma como tudo estava indo. Foi um dia glorioso e ele apenas me disse: 'Vejo você de manhã, às 8h'.

O motorista de táxi Richard Peterson estava estacionado em frente ao Dakota e testemunhou o tiroteio. Viu Lennon entrando e um jovem dizer: "John Lennon". Era um cara corpulento. Ele atirou.
“Achei que eles estavam fazendo um filme, mas não vi nenhuma luz, câmera ou qualquer coisa, então percebi, ei, isso não é um filme.”
A enfermeira Barbara Kammerer, que auxiliou o médico David Halleran na tentativa de fazer o coração de Lennon volta a bater durante 45 minutos. Foi ela quem deu a notícia da morte a Yoko Ono:
“Ela se ajoelhou e eu me ajoelhei ao lado dela. Ela estava com os braços em volta de mim e eu repetia que ele não estava com dor, não estava com medo. Então Yoko disse: 'Tenho que ir para casa. Preciso ver meu filho. Ela não queria que ele ouvisse no rádio ou na TV.”
"John Lennon: Murder Without A Trial"estreia quarta, 6 de dezembro, na Apple TV. Assista ao trailer oficial:




Assine e apoie o blog que resiste há 18 anos.