Imagine que você está navegando no Instagram e assim, de repente, aparece na sua frente uma imagem do Tony Ramos sentado num sofá e ele diz que a Amazon tem uma oferta especial para você...
Imediatamente a imagem corta para o interior do centro de distribuição da Amazon, com milhares de produtos, enquanto a voz de Tony Ramos diz que em comemoração a alguma data eles estão oferecendo milhares de produtos a preço de custo, alguns até de graça, você tem que pagar apenas o frete. Como resistir?
Só que é Fake. A voz não é do Tony Ramos. Quer dizer, é a voz do Tony Ramos só que trabalhada com Inteligência Artificial. Ele não falou nada daquilo.
Golpistas se aproveitaram da excelente imagem que os brasileiros têm de Tony Ramos para tomar seu dinheiro com um golpe.
imagem
Mas não é só com Tony Ramos. O Instagram está cheio de golpes, todos com as mesmas características: uma pessoa famosa — ator, apresentador, um chef famoso, influencers —, uma oferta simplesmente irresistível de um produto que pode ser até de graça ("você só paga o frete"), tudo trabalhado com IA para levar você ao objetivo final: fazer um PIX.
mion
Em algumas promoções eles começam a dizer que você pode pagar no cartão, mas, pode apostar, ao final a única opção de pagamento será o PIX.
Você perde dinheiro, o golpista ganha — mas não apenas ele. O Instagram ganha também. Leia-se a Meta, que é dona do Instagram, do Facebook, do WhatsApp, do Threads, e que tem como seu principal executivo e garoto propaganda Mark Zuckerberg.
Todos esses anúncios são pagos. Por isso, você, além de oferecer conteúdo de graça para a Mta com suas fotos, seus escritos, seus vídeos, ainda perde dinheiro com os golpes que eles permitem que sejam aplicados,
Tudo isso porque não há uma regulamentação séria das redes sociais no Brasil. Eles alegam que servem apenas o espaço, que a punição deve ser apenas de quem fez o anúncio fraudulento. E escapam com a desculpa de que logo que são informados dos anúncios falsos os retiram das redes.
imagem
É mentira. E cinismo.
Mentira, porque os anúncios ficam muito tempo nas redes, mesmo sendo denunciados. A retirada, que deveria ser imediata após a denúncia, ocorre muitas horas depois.
Cinismo, porque esses anúncios são feitos para durarem 24 horas, o tempo de um story, o bastante para pescar vários peixes.
Também por isso é tão importante a regulação das redes sociais. Não caia na conversa deles de que é censura. Afinal, falsificar a voz de um ator famoso, colocá-lo dizendo o que nunca disse, anunciando uma oferta fraudulenta para roubar seu dinheiro é liberdade de expressão?
Portanto previna-se. Não caia no golpe do PIX nem no golpe de que é censura regulamentar as redes sociais.