Essas lindas cerejeiras em flor ficam no Parque Eboshiyama, Akayu, cidade de Nanyo, na província de Yamagata, Japão.
Yamagata tem uma peculiaridade que a difere de todas as demais cidades do mundo. Lá, é determinação da prefeitura que o cidadão deve rir pelo menos uma vez por dia. O riso é incentivado como forma de melhorar a saúde.
Para isso foi publicado um decreto que obriga o cidadão a rir.
A partir de um um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Yamagata, que relacionou o riso com melhor saúde e maior esperança de vida, o Partido Liberal Democrata propôs o decreto, que está em vigor.
É dever do cidadão “tentar promover a saúde física e psicológica através do riso, rindo pelo menos uma vez por dia”.
Os empregadores devem “desenvolver um ambiente de trabalho cheio de riso ”.
Além disso, o oitavo dia de cada mês foi escolhido para “os moradores promoverem a saúde através do riso”. Ou seja, todo dia 8 é dia de rir em Yamagata.
O choro da oposição
Como sempre, mesmo para as medidas mais alegres e saudáveis, há os do contra. E eles criticam a decisão da prefeitura.
Partidos de oposição acham que a medida avança nos direitos do cidadão. Todo mundo teria direito de decidir se quer rir ou não.
“Rir ou não rir é um dos direitos humanos fundamentais garantidos pela Constituição no que diz respeito à liberdade de pensamento e de crença, bem como à liberdade interior”, declarou um membro do Partido Comunista.
“Os direitos humanos daqueles que têm dificuldade em rir devido a doença ou outras razões não devem ser prejudicados”, disse outro responsável.[RT]
Segundo as autoridades, a "obrigação" de rir não é assim tão obrigatória. Adaptando aquele ditado brasileiro, "É proibido não rir. Mas se quiser pode". A portaria não prevê multas para quem não quiser rir.