Datafolha: Folha manipula divulgação de resultado da pesquisa para atacar Lula

Em sua ânsia por atacar o presidente Lula e os governos do PT, a Folha manipulou a divulgação dos dados da mais recente pesquisa Datafolha que perguntou aos participantes:

  • Na sua opinião, das figuras brasileiras quem é o principal culpado pela taxa de até 50% imposta pelo governo dos EUA?


O repórter escreveu, logo no primeiro parágrafo:

Apesar dos esforços do governo para associar o tarifaço de Donald Trump à atuação da família Bolsonaro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é visto como o principal culpado pela sobretaxa aplicada ao Brasil por 35% dos entrevistados na última pesquisa Datafolha.

O problema na construção do repórter é que 22% dos pesquisados apontaram Jair Bolsonaro como culpado e 17% apontaram seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro. Logo, para a maioria da população a família Bolsonaro é a principal culpada pelo tarifaço com 39% (22% de Jair e 17% de Eduardo). E 39% é mais do que os 35% atribuídos a Lula.

Então, se o governo se esforçou para associar o tarifaço à atuação da família Bolsonaro o fez com sucesso, segundo o Datafolha. Portanto, não cabe o "Apesar" no texto do repórter.

Mas isso nem seria necessário, pois o próprio Eduardo Bolsonaro se orgulha de dizer que ele é o responsável pelo tarifaço, pela punição com a lei Magnitsky ao ministro Alexandre de Moraes e o cancelamento de vistos da esposa e da filhinha de 10 anos do ministro Alexandre Padilha. O pai, o inelegível prestes a ser condenado Jair Bolsonaro também pediu aos Estado Unidos que interviessem no Brasil.

“Temos um problema de ditadura, uma ditadura de verdade”, disse o ex-mandatário, repetindo a tese bolsonarista de que o Judiciário tem cometido abusos no Brasil e perseguido líderes políticos de direita. “O Brasil não tem uma saída dessa situação sozinho. Ele precisa de apoio internacional”, disse Jair Bolsonaro numa entrevista ao britânico Financial Times. Na mesma entrevista ele ainda afirmou que uma "ajuda americana é muito bem-vinda".

 

A pesquisa Datafolha



Mais adiante, a matéria erra novamente ao afirmar que ministros e o presidente Lula trabalham para associar a crise aos Bolsonaros:

Desde que Trump começou sua ofensiva contra o Brasil, Lula e outras autoridades no governo atribuem o tarifaço à ação, junto às autoridades americanas, de Eduardo e à defesa que Bolsonaro faz do republicano.

Ministros e o presidente também trabalham para associar a família Bolsonaro e a oposição aos danos econômicos decorrentes do bloqueio do mercado americano.

Como já mostrado aqui, são os Bolsonaros que se afirmam responsáveis pela crise. E se orgulham disso.

A Folha segue seu ataque ao governo do presidente Lula, ainda que para isso tenha que distorcer resultado da pesquisa de seu próprio instituto.



Apoie

PIX: blogdomello@gmail.com


Conheça os livros do Mello




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.