Freixo denuncia inacreditável chantagem de Cláudio Castro que humilha os professores do Rio

O estado do Rio de Janeiro é o penúltimo colocado na avaliação do ensino entre os 27 estados do Brasil. Vigésimo sexto entre 27. Foi a isso que o governador Cláudio Castro, à frente do governo num segundo mandato, levou a educação do estado. 

Até aí, pelo que se vê do desprezo dele pela educação, nada demais. O problema é o que fazer com o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), principal indicador da qualidade da educação no Brasil, que visa identificar melhorias e guiar políticas públicas educacionais. E é nele que o Rio está em penúltimo lugar.

O que fazer? Como fazer? Melhorar a educação? Isso nunca esteve nos planos do governador Cláudio Castro. A solução Castro encontrou numa inacreditável chantagem com os professores. 

Como paga mal a eles o governador resolveu comprá-los com um bônus de R$ 3.000 a todos os professores de escolas que aprovarem mais de 95% dos alunos. É uma chantagem clara com o intuito de levar os professores a fraudarem as notas e aprovarem a maioria dos alunos em troca de mais R$ 3.000 na conta. E com isso fraudarem também o IDEB.

É isso o que o deputado federal, atualmente presidente da Embratur, Marcelo Freixo, denuncia em seu Instagram.

Freixo, que também é professor de História, foi derrotado pelo esquema milionário de fraudes nas eleições de 2022 para governador do Rio. 

Castro quase teve sua eleição anulada, salvo em cima da hora numa incrível reviravolta no TRE, onde saiu vitorioso num 4 a 3, após um pedido de vistas. O caso agora está no TSE, onde ele certamente será derrotado e sua eleição anulada.

 

A denúncia de Marcelo Freixo contra Cláudio Castro:

 

Olá, gente. Vocês sabem que eu sou professor, sou professor de História, fiquei 20 anos em sala de aula. E eu quero aqui com vocês comentar a medida do governo Cláudio Castro, da Secretaria de Educação do governo do Rio de Janeiro, sobre uma chantagem cometida sobre os professores.

Simplesmente, no mês de novembro, a Resolução 6391 diz o seguinte, que se o professor aprovar, se a escola aprovar mais de 95% dos alunos, esse professor ganha um bônus, ganha um dinheiro, 3 mil reais. O que isso significa? Significa que você pega no final do ano um professor e diz o seguinte, olha, quer ganhar mais um pouco? Um professor que já não tem o seu salário adequado, um professor que trabalha em condições que são, muitas vezes, precárias, um professor que não é valorizado, você chega nesse final do ano, você fala o seguinte, olha, eu vou te dar 3 mil reais se você aprovar a maioria dos alunos. Ora, não interessa se o aluno aprendeu, se ele não aprendeu.

E por que o Cláudio Castro e o seu governo estão fazendo isso com os professores e com as escolas e com os alunos? Simples, existe uma coisa chamada IDEB, que é um índice que mede o desenvolvimento do ensino. Simplesmente, o Rio de Janeiro é o penúltimo colocado, o penúltimo colocado das 27 unidades da federação. É uma grande vergonha.

No lugar de pegar esse dado, que o Rio de Janeiro tem uma péssima qualidade de educação pública, e falar, não, eu vou tratar a educação com respeito. Eu vou investir no professor, eu vou pagar um salário decente, eu vou dar condições de trabalho, tempo de planejamento, eu vou climatizar a sala de aula, eu vou investir nas bibliotecas, eu vou investir na escola, eu vou investir no saber, no direito que o aluno tem de ter saber, de aprender. Não.

Ele cria uma grande maquiagem, não, vamos aprovar 95% que eu vou estimular o professor a fazer isso, que eu vou pagar ao professor. Então é uma maquiagem da educação com uma chantagem do professor. É uma vergonha e é um desrespeito à educação.

É um desrespeito aos educadores. Eu falo isso como professor, eu vim 20 anos em sala de aula, eu poucas vezes vi coisa tão desrespeitosa com a educação como fez o governador Claudio Castro nesse final de ano. Eu quero dizer que tratar bem o professor, respeitar a educação, é um medidor do caráter do governo e do governador.

E nesse sentido o Rio de Janeiro está reprovado.



Siga o canal Blog do Mello no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VbBsQ5SLI8YSFXsdg92o

Apoie

PIX: blogdomello@gmail.com


Conheça os livros do Mello




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.