Numa entrevista ao podcast "Papo Desprogramado", o jornalista Caco Barcellos, um dos mais importantes e respeitados repórteres do país, fez uma surpreendente afirmação sobre os assassinatos no Brasil.
Mas, antes de ler o resto da matéria, faça a si mesmo a pergunta do título: Quem mata mais?
- O bandido
- A polícia
- O chamado cidadão de bem
E, já que está refletindo, em que proporção entre o total de crimes?
Caco Barcellos afirma que que os ditos bandidos, os assaltantes, traficantes são responsáveis, por exemplo no Rio de Janeiro, por 4% das mortes. Apenas 4%.
Em segundo lugar, segundo o repórter, vêm os policiais. No Rio de Janeiro, tradicionalmente era 20%. Mas desde a intervenção federal, comandada pelo general criminoso, hoje condenado e preso por tentativa de golpe de Estado, Walter Braga Neto, o número de mortes por policiais passou a ser de 30%. E não baixou mais de lá para cá.
Logo, 4% mais 30%= 34%. E os outros 66%?
Isso mesmo. Os maiores assassinos são os "cidadãos de bem", que respondem por 66% de todas as mortes no Rio de Janeiro.
E o que é pior, segundo Caco Barcellos, é constatar que "os idealistas da violência, os que propagam a violência, a chamada bancada da bala, por exemplo, eles descobriram, é muito triste falar isso, acho profundamente triste, que matar ganha voto".
Exemplo disso é o caso do governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro, que estava com a popularidade no chão e decolou com a chacina no Complexo da Penha-Alemão, com 125 mortes.
Assista à entrevista completa de Caco Barcellos:
https://whatsapp.com/channel/0029VbBsQ5SLI8YSFXsdg92o
Apoie


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.