Há exatos 20 anos, a versão ucraniana do reality show Dança dos Famosos proclamava vencedor ninguém menos que o atual presidente da Ucrânia, embora seu mandato já tenha caducado, Volodymir Zelensky.
Zelensky sempre foi um homem do show business, participando ativamente de vários programas na TV ucraniana: de perguntas e respostas, esquetes, até a vitória no Dança dos Famosos.
Confira a performance do dançarino Zelensky
Zelensky, de comediante a presidente
Daí em diante sua carreira subiu de patamar até que ele chegou a protagonista do programa que mudou sua vida e a da Ucrânia: a série satírica e de humor absurdo "O servidor do povo", em que Zelensky fazia o papel principal.
O sucesso foi tanto que a população do país achou boa ideia levar a ficção à realidade. Zelensky foi eleito presidente da Ucrânia agindo exatamente como o personagem que interpretava na série.
Só que a guerra com a Rússia fez Zelensky perder toda a graça e hoje, tão fragilizado, chega a receber ironia do presidente russo Vladimir Putin.
Putin elogia atuação de Zelensky como “artista”
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, elogiou hoje seu congênere Volodymyr Zelensky, “sem ironia”.
“É um artista talentoso”, disse o líder do Kremlin.
Desde o início de dezembro, autoridades russas e ucranianas dão informações díspares sobre o que está acontecendo na frente de batalha.
Putin declarou no primeiro dia do mês que a Rússia tinha assumido o controle de Pokrovsk e que se preparava para cercar um bolsão de soldados ucranianos que teriam ficado isolados na cidade vizinha de Myrnograd.
É a fortaleza militar restante para a Ucrânia na bacia do rio Donets.
A Ucrânia diz que segue defendendo suas posições e contra-atacando na área.
Zelensky ascendeu ao poder depois de ter feito sucesso na TV à frente de uma série cômica.
Narrativa “desabando”
As agências ocidentais, no entanto, abastecidas pelo governo ucraniano, dizem que a narrativa de Moscou está desabando, já que a Ucrânia teria reconquistado a cidade de Kupyansk, ao norte.
Para “provar” isso, Zelensky tirou uma foto diante de uma placa com o nome da cidade.
Putin provocou:
“Por que ficar na porta [da cidade]? Entre em casa, se Kupyansk está sob o controle deles”.
Segundo o líder russo há 3.500 soldados ucranianos cercados na região.
Mostrando intimidade com os detalhes da batalha, ele afirmou que “vai chegar a hora em que nossos soldados vão terminar o serviço, destruindo as forças cercadas na margem norte do rio e se voltando para o leste. Isso vai acontecer em breve”.
Informações divulgadas por Kiev ou Moscou são impossíveis de confirmar de forma independente.
Zelenky precisa desesperadamente provar que não está perdendo a guerra para manter seus aliados europeus, dos quais recebeu promessa de um empréstimo de U$ 105 bilhões durante os próximos dois anos.
https://whatsapp.com/channel/0029VbBsQ5SLI8YSFXsdg92o
Apoie


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.