Escolas Cívico-Militares: Pior erro não é trocar "S" por "Ç", é trocar educação por "ordem unida"

Viralizou o vídeo [publicado ao final] em que um militar de uma Escola Cívico-militar de São Paulo do governador Tarcísio de Freitas cometeu dois erros de ortografia em sala de aula. O problema mais grave é que ele havia escrito apenas quatro palavras e errou duas. 

Bem, sempre vai haver alguém que defenda essa aberração imposta pela extrema direita a algumas cidades e estados brasileiros que dirá que ele não foi tão mal, afinal acertou 50%...

O mais grave ali não está nos erros de ortografia — quem não os comete? —, que são graves por serem cometidos num ambiente educacional.  Mas a ideia de militares ensinando alunos a baterem continência (eles devem ensinar que o certo é "prestar continência"), coisa que os jovens terão oportunidade de aprender aos 18 anos, quando servirem obrigatoriamente às Forças Armadas, onde aprenderão a prestar continência, obedecer à "ordem unida" — o que estava sendo ensinado em classe —, e até  pintar meios-fios, caiar árvores e cuidar dos jardins dos oficiais superiores.

Os militares, além de atropelarem a gramática, descumpriram o Art. 11 do regulamento das ECIM, que diz:

A Dimensão cívico-militar deve atuar na difusão de valores humanos e cívicos para estimular o desenvolvimento de bons comportamentos e atitudes do aluno e a sua formação integral como cidadão, em ambiente escolar externo à sala de aula.

Se aquele ambiente com carteiras, alunos, mesa de professor, um quadro onde foram cometidos os erros não é uma sala de aula, o que é então?

Professores são oficiais da PM de São Paulo

Que tipo de ensinamento é prestado a esses alunos por oficiais de uma polícia que vem batendo ano a ano recordes de letalidade policial?

A série histórica mostra uma escalada nos últimos anos. Em 2022, foram 421 registros. Em 2023 — primeiro ano do governo Tarcísio —, o número subiu para 504, alta de 19,7%. Já em 2024, houve um salto para 813 casos, aumento de 61,3% em relação ao ano anterior. Em 2025, foram 834 casos, novamente mais de dois por dia.

O modelo de cidadão das Escolas Cívico-Militares é o ex-secretário de Segurança "Capitão Derrite", como gosta de ser chamado, um policial que foi expulso da Rota por excesso de letalidade? Derrite que afirmou que

 “Porque pro camarada trabalhar cinco anos na rua e não ter ma… três ocorrências, na minha opinião, é vergonhoso, né. Mas é a minha opinião, né”

É isso, ou o militar modelo é o atual presidiário chorão da Papudinha, o ex-presidente Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, entre outros crimes?

Ou seriam os generais quatro estrelas Braga Netto, Heleno e Paulo Sergio e o almirante Garnier, condenados pelos mesmos crimes, inclusive o de formação de quadrilha?

Ou ainda o general Pazuello, que quando ministro da Saúde do governo Bolsonaro não encomendou as vacinas oferecidas pela Pfizer, que teriam evitado centenas de milhares de mortes, com a seguinte e cínica justificativa:

"Senhores, é simples assim: Um [Bolsonaro] manda, o outro [ele] obedece".

O mesmo Pazuello, especialista em Logística (sic) do Exército, que enviou oxigênio para o Amapá em vez de Amazonas, causando a morte de várias pessoas por falta de oxigênio na pandemia.

É melhor seguir os ensinamentos de um brasileiro que é um dos três teóricos mais citados no mundo, o educador Paulo Freire:

“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor.”
Educação é para a liberdade, com liberdade, e que não combina com a formação militar rígida, hierarquizada e defensora do status quo.

Educação é Galileu Galilei, que foi forçado pela Inquisição Romana em 1633 a renegar a teoria heliocêntrica (de que a Terra se move ao redor do Sol) para escapar da condenação à morte
.
No entanto, logo após assinar a sua abjuração, Galileu teria murmurado a célebre frase:

    "Eppur si muove"
    (E, no entanto, ela se move)
   

O vídeo:



Siga o canal Blog do Mello no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VbBsQ5SLI8YSFXsdg92o

Apoie

PIX: blogdomello@gmail.com


Conheça os livros do Mello




Um comentário:

  1. Perfeito! Escola não é quartel!
    Levantando uma bola aqui... Existe uma ideia de que escola tem que ser disciplinadora - e é por aí que as pessoas, de uma maneira geral, 'aprovam' a ECM. A população se sente tranquila, acreditando que os filhos estão em um lugar seguro e recebendo uma educação disciplinadora. Acreditam que os filhos ficarão menos rebeldes, menos respondões, que irão obedecer sem questionamentos. E, para grande parte das famílias, os filhos serem 'bem comportados", é muito mais importante que aprenderem a utilizar s ou ç em diferentes palavras. Veja bem: socialização é fundamental na formação escolar. Aprender a conviver em sociedade é um dos pilares da Educação. Trazer o conhecimento universalmente construído para compartilhar com os alunos é outro pilar. Não são excludentes. Essa é uma conversa necessária que a comunidade escolar tem que aprofundar com a população.
    Regredimos tanto nos últimos anos, que acredito que tenhamos que fazer campanhas para explicar para que serve uma escola, assim como estamos retomando a divulgação em massa sobre a necessidade de vacinar as pessoas.
    Dito isso, o mais grave dessa história é a tentativa de subverter a ordem de 'formar cidadãos para serem pessoas dignas e transformadoras' em 'formar cidadãos desinformados e submissos".
    A Educação pública, principalmente, tem compromisso com a formação do povo. Escolhas são feitas em função do que se quer realizar, que tipo de pessoas pretendemos formar, para agir diretamente em qual país. É a busca da utopia de uma sociedade íntegra e soberana.
    Os governos que investem nas Escolas Cívico-Militares estão apostando num país de ditadura de extrema direita para um futuro próximo, onde as imbecilidades viram rotina e a obediência é cultivada no medo.

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.