Finalmente uma boa notícia

O blog do jornalista Jorge Bastos Moreno deu um furo sensacional. Segundo ele, o prefeito do Rio, César Maia, vai parar com seu blog. A notícia só não é espetacular porque o prefeito afirmou que vai fazer isto apenas no dia 30. E ainda faltam dez dias...
De qualquer maneira, é motivo para comemoração. Pelo menos a internet não continuará poluída pelo desaprendizado da língua portuguesa com que o blog do prefeito nos brinda diariamente.
Mas, para os habitantes do Rio, a notícia não é tão auspiciosa assim. Embora os cidadãos tenham reclamado dizendo que o prefeito deveria dedicar ao Rio o tempo que gastava com o blog, César disse que o tempo livre ele usará para outras coisas. Alegou que o blog estava tomando tempo de suas “leituras de substância”, e é a elas que pretende dedicar o horário que o blog ocupava.
Evidentemente, em se tratando de quem é, a verdade não é essa. O blog foi apenas mais um dos factóides do prefeito, como antes utilizar jaqueta sob o calor infernal do Rio, pedir picolé em um açougue e dizer que o problema dos mendigos nas calçadas poderia ser resolvido com o uso de creolina.
O blog serviu apenas para ele chamar atenção e destacar-se na mídia. Enquanto viveu, surfando nas ondas do auge das CPIs, não há como negar que o blog conseguiu alguns furos, especialmente em relação ao ministro Palocci. No entanto, os erros crassos de português comprometeram bastante a reputação de quem se diz um estudioso e leitor de “leituras de substância”.
Em verdade, o prefeito pára com o blog não por causa dessas tais “leituras substantivas”, mas porque o efeito que ele queria obter, que era manter-se no noticiário, conseguiu.
De qualquer maneira, como tudo na vida tem um lado bom, o blog do César serviu, ao menos, para informar ao povo da cidade do Rio o que César pensa dele. Perguntado pelo jornal O Globo sobre o que achava da crítica que boa parte da população fazia ao fato de ele escrever um blog em vez de tratar dos problemas da cidade, o prefeito saiu-se com esta:
- Só me preocuparia se fosse em ano de eleição... Os que se preocupam com isso são tolos e desinformados...
Portanto, já é um alento saber que no ano que vem teremos eleições e, portanto, o prefeito se preocupará com a cidade.