A Super-Receita foi pro brejo

A vaca (com febre aftosa) não foi para o brejo, mas para um possível céu dos bovinos. Quem foi para o brejo foi a MP da Super-Receita, aprovada na Câmara mas abatida agora há pouco no Senado. O motivo: falta de quorum.
Também, a Super-Receita tornaria mais eficiente o combate à sonegação nas áreas fiscal e previdenciária. Será que isso interessa a nossos congressistas - e aos lobistas que representam - envolvidos até o pescoço em investigações de três CPIs sobre sonegação, Caixa Dois, dinheiro "não contabilizado", como diz o "nosso Delúbio"...?
Para resolver o problema, o governo acena com o envio de um projeto de lei que seria votado em regime de urgência urgentíssima. A oposição não diz nem que sim nem que não, muito pelo contrário. Mas hoje, à meia-noite, a MP caduca.
Como a estrutura para funcionamento da Super-Receita já estava sendo montada desde agosto, o governo vai correr atrás do prejuízo para tentar aprovar sua criação o mais breve possível.
Os lobistas estão rindo à toa. Como a pressa é inimiga da perfeição, e eles trabalham exatamente nas brechas das imperfeições, grupos descontentes com a criação da Super-Receita já estão comemorando a oportunidade de conseguirem vantagen$. Afinal, eles podem perder por um lado, mas querem recuperar pelo outro. Como no caso das indústrias que querem o Refis 3 para renegociar suas dívidas até sabe lá Deus quando, com aqueles juros pequeniniiiinhos. (Isso, é claro, até o Refis 4...)
Por isso, é importante que acompanhemos as CPIs, mas também as demais votações e negociações que ocorrem no Congresso enquanto elas funcionam.
Traduzindo: um olho no padre e outro na missa.