Lula 2006, new look

Em entrevista publicada hoje no Jornal do Brasil, Cesar Benjamim, ex-dirigente do PT, que se afastou do Partido há 10 anos, faz duras críticas ao partido, mais especialmente ao presidente Lula e ao ex-deputado José Dirceu.
Em certo trecho, perguntado se a eleição de Lula foi a chegada do povo ao poder, respondeu:
- Não. O Lula foi uma falsa chegada. Lula foi uma fantasia coletiva. O Brasil precisa dar esse passo, e apareceu uma figura como o Lula, que parece ser a encarnação disso por suas características pessoais. Mas a imagem do líder que ia comandar essa transformação fomos nós que criamos, porque precisávamos disso. O Lula nunca foi isso, nem sequer foi um reformista, sempre foi conservador. Ele trafegou pela esquerda porque a vida fez isso. O Lula é um tremendo equívoco. Um equívoco tão grande que não sei responder qual o efeito desse equívoco sobre o povo brasileiro. É um episódio meio patético, meio dramático, e que terá um impacto grande porque a decepção com Lula é muito mais profunda do que as decepções anteriores.
Não é a primeira pessoa que ouço fazer esse comentário de que Lula é conservador. Um conhecido escritor e historiador também tem essa opinião sobre o presidente.
Em outra parte da entrevista, Cesar Benjamim, que participou recentemente com o economista Carlos Lessa - ex-presidente do BNDES - da elaboração de um texto sobre o momento político do país, faz uma comparação entre Lula e Garotinho:
- O PT acusa o Garotinho de ser assistencialista, e ao mesmo tempo o governo Lula diz que sua única iniciativa é o programa Bolsa-Família. Não sei qual é o moral do PT para manter esse tipo de acusação.
Conservador na política econômica e assistencialista com o Bolsa-Família - este é o Lula versão 2006, que vai às urnas atrás da reeleição.