O segredo é a alma do negócio

Antonio Carlos BiscaiaInconformado com as novas absolvições de envolvidos no chamado "escândalo do mensalão", o deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), que é presidente da Comissão de Constituição e Justiça, quer aprovar uma emenda à Constituição para acabar com a votação secreta na Câmara:
- Vamos acabar com votações secretas para eleição da Mesa ou cassação de mandato. Trata-se de uma exigência da sociedade brasileira. Não podemos nos esconder atrás dos votos secretos. Vamos levar à frente essa proposta.
O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), é contra, diz que o voto secreto garante a livre manifestação da vontade do parlamentar.
Como assim, deputado? O parlamentar só é livre quando o que faz não chega ao conhecimento do público?
Peralá, o deputado é nosso representante e como tal deve prestar contas a seus eleitores. Por isso o voto deve ser às claras. Não é possível aceitar a argumentação de que o voto necessita ser secreto para preservar os deputados dos poderosos da vez. Se Sua Excelência é pusilânime e teme mais o poderoso que o povo que o elege, deveria ficar em casa ou arrumar outra ocupação.