A privatização da Vale vale?

CVRDOs jornais de hoje dão destaque ao espetacular resultado da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), no ano passado: um lucro líquido de R$ 10,4 bilhões - o maior lucro já registrado por uma empresa não estatal de capital aberto na América Latina. E mais de três vezes o valor de sua privatização: R$ 3,3 bilhões.
A notícia é boa para reacender o debate em torno das privatizações. Especialmente a da Vale, que foi uma das mais questionadas. Diversas ações populares foram movidas na época, 1997, pedindo a anulação da privatização da companhia. Todas devidamente extintas por uma sentença do juiz Francisco de Assis Castro Júnior em 2002.
Só que no final do ano passado, a juíza Selene Maria de Almeida, do Tribunal Regional Federal da 1a. Região, "ressuscitou" o processo, reabrindo o caso e estabelecendo a obrigatoriedade de produção de provas e de novos depoimentos das partes envolvidas.
Com isso, teremos a oportunidade única de, em ano de eleição, ver o comportamento dos políticos em relação a um tema tão polêmico. O que cada um pensa das privatizações, especialmente a da CVRD?
Com a palavra, Suas Excelências.
(Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.)