segunda-feira, 6 de março de 2006

Rio: as tropas na ruas, e depois?

Exército ocupa o RioA invasão de um quartel do Exército por traficantes armados, que roubaram armas sem disparar um único tiro, desmoralizou o argumento dos que defendem a presença do Exército nas ruas como solução para acabar com a insegurança pública no Estado do Rio.
Para quem estava farreando ou dormindo por conta do carnaval, o que aconteceu foi o seguinte: sete homens armados, com roupas de camuflagem e toucas ninjas, invadiram uma unidade do Exército, atravessaram todo o quartel a pé, dominaram os soldados que estavam na sala do corpo da guarda e arrombaram o armário em que estava o armamento. Levaram, segundo o Exército, dez fuzis e uma pistola.
O Exército sentiu o golpe. Para não se desmoralizar de vez, "botou a tropa na rua" - como ameaçavam fazer em época nem tão distante mas de triste memória. Com homens fortemente armados, carros de combate e toda a parafernália que os acompanha tomaram várias favelas atrás das armas. Já anunciam que mais 1600 homens podem ser deslocados de várias partes do Brasil para a missão.
Podem conseguir as armas de volta, ou não - mas a que custo?
E não me refiro apenas ao valor gasto com o deslocamento e manutenção das tropas. Mais dia menos dia o Exército volta para os quartéis, o que vai acontecer?
Os bandidos que ficaram sem poder vender drogas durante a ocupação terão que "correr atrás do prejuízo". Afinal, os que estão acima dos pés-de-chinelo dos morros não querem saber, querem o pagamento - e seus cobradores têm "dedos nervosos" nas armas. Como não podem recorrer à Justiça para cobrar o que lhes devem, costumam resolver suas diferenças colocando os devedores para "deitar eternamente em berço (nada) esplêndido".
Portanto, uma onda de violência é uma aposta certeira, após a saída das tropas.
Não seria mais fácil se o Exército tomasse conta ao menos das armas que mantém em seus quartéis?

3 comentários:

  1. Anônimo7.3.06

    Aff, quando se trata do Brasil, é tudo baderna...é triste mas na maioria das vezes, é a verdade.

    ResponderExcluir
  2. - Soube?
    - Do quê?
    - Seria o mínimo a esperar...
    - É!
    - O pior é que vai voltar mais desmoralizado para o quartel.
    - É!
    - Quem poderá nos salvar?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7.3.06

    Mello,
    O casal Garotinho e também o presidente Lula que não fdez mada pelo Rio. Todos são responsáveis por essa bagunça e pela violência na cidade mais ounda e hospitaleiroda do país.
    Tenho dito.

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.