quinta-feira, 4 de maio de 2006

Brasil, Bolívia

BolíviaAlgumas pessoas me escreveram para alertar que o blog estava assumindo uma postura pró-Bolívia.

À moda Caetano Veloso, acho que elas estão certas. Ou não.

O que procurei fazer foi seguir a diretriz do blog, remar contra a maré e buscar nos jornais bolivianos aquilo que não encontrava nos brasileiros.

A verdade é que estamos viciados em determinados comentaristas. Podem perceber, em assuntos econômicos opinam uns; problemas da América Latina, outros; conflito EUA-Iraque, outros. Mas sempre os mesmos.

Não faço crítica aqui aos depoimentos. Provavelmente os mesmos são procurados por serem os mais capazes, não só de informar como de conseguir comunicar a informação.

O que busquei nessa crise Brasil-Bolívia foi procurar enxergá-la pelos olhos bolivianos. Fui aos jornais de lá e postei aqui o que eles informavam.

Agora, noves fora isso, devo confessar que sim, tenho um xodó especial pela Bolívia. O "culpado" disso é um filme que vi há muitos anos (tantos que nem quero recordar quantos), chamado Chuquiago, e que na minha memória guarda parentesco com "O Céu e o Inferno" de Kurosawa.

Desde esse filme, não tenho como negar, a Bolívia tem um lugar fixo no meu coração. Se merecido ou não, isso não se discute, pois o coração tem razões que a própria razão desconhece - frase que dizem é do francês Blaise Pascal, mas que para mim está mais presente na canção Aos pés da cruz, de Marina Pinto e José Gonçalves: “Aos pés da Santa Cruz/ Você se ajoelhou / E em nome de Jesus / etc... “

Portanto, dando razão a meus críticos, não aconselho ninguém a procurar se informar sobre a Bolívia, porque senão... daremos razão a eles.

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

4 comentários:

  1. Anônimo4.5.06

    Mello acertou em Cheio. Eu já estou cheio de só ver Miriam Leitão, Arnaldo Jabor, Merdal Pereira, Sardemberg e sempre os mesmos medíocres falando. Parece que na imprensa brasileira nâo há vida inteligente, só umas vaquinhas e boizinhos de presépio...Ô Frias, ô Marinhos, vamos parar com essa mediocridade!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5.5.06

    Concordo com o anônimo. Não dá pra aguentar Mainardi, Jabor, Myrian Porcão, Noblat, até o Cláudio Humberto, e outros bostas falando mal do governo sem apresentar nenhuma solução, como se tivessem alguma credibilidade.
    Lula agiu certo. Não adianta começar uma guerra com os pobres miseráveis bilivianos por um erro cometido por governos anteriores.
    Eva cai em pouco tempo por absoluta falta de apoio.
    Lula lá!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5.5.06

    Sensacional!!!!

    Demorei, mas finalmente encontrei na mídia alternativa (blogs) a melhor análise de crise Bolívia X Brasil. "Crise" criada pelos especialistas de plantão, pagos pela grande imprensa e atolados com interesses comerciais dos seus patrões até o pescoço.
    Me respodam, se algum economista informou quanto a Petrobrás já lucrou na Bolívia, quanto pagou ao governo e quanto investiu no País...Outra questão básica: se o empresariado paulista ficou de cabelo em pé com a possível alta do gás boliviano por que não cobrou do governo brasileiro a imediata exploração das reservas da baía de Santos.
    E por último, O BRASIL (LEIA-SE PETROBRÁS)DITAR PREÇOS, NORMAS E TER EXPLORAÇÃO DO GÁS BOLIVIANO NÃO TEM ALGUM SEMELHANÇA COM A POLÍTICA BUSH EM RELAÇÃO AO PETRÓLEO NO ORIENTE MÉDIO, ENTENDAM IRAQUE?

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1.10.06

    Vocês estão esquecendo que milhares de pessoas trabalham em empresas que estão funcionando a bases de gás boliviano, e se esse gás não chegar aqui muitas pessoas vão ficar desempregadas. Agora se quiserem defender a Bolívia, então se mudem para lá. "Morte a Evo Morales"

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.