Mercadante é o candidato do PT em SP

MercadanteCom a escolha de Aloísio Mercadante como candidato para enfrentar o tucano José Serra na disputa pelo governo de São Paulo, o PT fez como o PSDB na corrida presidencial, e lança para a disputa o candidato mais fraco nas pesquisas, porque dá a eleição de Serra como favas contadas.

Marta Suplicy sempre esteve bem à frente de Mercadante em todas as pesquisas, mas muito atrás de Serra. Além do mais, Marta tem personalidade forte, cuidaria mais da própria campanha que da de Lula – o que não convém ao presidente, que espera que o candidato do partido trabalhe para ele com o objetivo de neutralizar Alckmin no maior colégio eleitoral do país.

Por isso o PT poupa Marta, para tentar reassumir com ela, daqui a dois anos, a prefeitura da capital paulista. E coloca Mercadante, um candidato que terá a missão de trabalhar mais pela campanha de Lula em São Paulo do que por sua própria candidatura.

Economista mais conhecido do partido, Mercadante era aposta certa, quando da eleição de Lula, para assumir o Ministério da Fazenda. Foi preterido por Palocci, em ação até hoje não bem explicada.

Mas no próximo mandato de Lula – que as pesquisas indicam ser cada vez mais provável – o sacrifício que faz agora pelo partido será recompensado. E como ministro da Fazenda ele pode sonhar até com a presidência em 2010. Por que então não partir para esse “sacrifício”?

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos