sexta-feira, 21 de julho de 2006

Resposta a um alckmista

Na postagem abaixo, um alckmista - que não classifico como "indignado útil", porque em geral ele busca argumentar, embora sempre comece com uma tentativa de desclassificar o argumento oposto - fez o seguinte comentário:
Ainda bem que você não é pesquisador. A rejeição é causada pelo desconhecimento em relação ao Kassab. Se houvesse tal rejeição de verdade, em termos de trabalho na prefeitura, Serra não estaria com 62% a 20% do Malandante.
Portanto, o jornal acertou ao não dar muita bola para os números.

Ricardo,
você é comentarista habitual do blog. E sabe que quando eu divulgo alguma informação incorreta - e sou alertado sobre ela - trato de corrigi-la. Sabe disso porque já aconteceu com uma observação sua.
Mas esta de agora não procede. Ou é desinformação ou uma deturpação proposital (ao contrário de você, não o julgo, concedo-lhe o benefício da dúvida).

Se for a primeira hipótese, informo-o: a reportagem da Folha (que está neste endereço afirma que: "Após 110 dias de governo, cresceu o grau de conhecimento do eleitor paulistano sobre a administração do prefeito Gilberto Kassab (PFL), o que não foi suficiente para derrubar seus índices de rejeição." (...)"Na pesquisa anterior, 26% dos entrevistados diziam não saber avaliar Kassab, índice que caiu para 12%, o que mostra que mais paulistanos passaram a conhecer seu governo."

Para uma comparação, veja o conhecimento - sempre segundo o Datafolha - de Lembo (que vive na mídia, por conta do PCC): "No levantamento anterior, 28% não sabiam avaliar a administração de Lembo. Em julho, essa taxa caiu para 13%." Esta informação também está na mesma edição da Folha, e pode ser conferida aqui.

Como você vê, a desinformação está na outra ponta: as pessoas em São Paulo não estão fazendo a ligação Alckmin-Lembo nem Serra-Kassab.

Eis aí uma boa brecha para as campanhas petistas.

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

7 comentários:

  1. Anônimo21.7.06

    ATENÇÃO BLOGUEIROS QUEREM NO S CALAR!

    Na terça-feira passada o site do Tribunal Superior Eleitoral trouxe a seguinte notícia:

    “PSL pergunta se blogs podem opinar sobre candidatos

    Brasília, 18/07/2006 - O secretário-geral da executiva nacional do Partido Social Liberal (PSL), Ronaldo Nóbrega, protocolou Consulta junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na qual questiona se os blogs podem opinar sobre os candidatos.”

    Veja tudo sobre a notícia veiculada pelo site do TSE no meu blog

    http://www.blogdopatrick.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Qual o índice de desconhecimento de Kassab? Da última vez, estava acima de 60%. Se diminuiu agora, foi muito pouco. Continuo insistindo na minha tese.
    Outra: não sou alckimista, nem nunca o defendi até onde me lembro, exceto quando algum equívoco de anãlise me pareceu pertinente. Meu voto era para o Roberto Freire. Será Alckmin por exclusão, não por convicção.
    Sou sim, anti-mensalão, anti-ladrão, um indignado real (útil, talvez?). Nunca votaria num pelego como Lula, que se provou mais atrasado do que o ACM no governo (e odeio ambos, como políticos e como ideais de política).

    ResponderExcluir
  3. Anônimo21.7.06

    Ricardo, se liga! Tá escrito, pô! Lê pelo menos o que tá escrito pra comentar.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo21.7.06

    Melo,
    Fiquei um tempo longe do mundo dos blogs e voltando a ler seu blog fiquei surpreso sua posição pró-Lula. Acho que no tempo das CPI's e do Mensalão você acabou por velar sua posição e agora às vesperas da eleição mostra sua verdadeira face. Gosto muito de algumas posições suas e já te citei no meu blog (que está abandonado por sinal), mas não gostei desta sua nova face lulista. Acho que não me enquadro no esteriótipo do "indignado útil" já que apesar de ser totalmente anti-Lula e ser nesta eleição Alckmin declaradamente, não estou cego a ponto de não enxegar que a corrupção, o mensalão, os sangue-sugas já existiam antes de Lula e infelizmente acredito que existirão em menor ou maior grau no próximo governo, seja ele qual for. Acredito que existam realmente pessoas que adotariam esta postura que você cita (que outrora o PT foi o maior representante- vide o "Fora FHC") e gostariam de ver Lula for do governo a qualquer preço, mas acho muito pouco aconselhável e muito perigosa sua postura dissimulada pró-Lula. O Governo Lula pode não ser o pior que este país já teve, e nem o mais corrupto, mas é um governo que representa tudo o que o país não precisa, representa o aparelhamento do Estado, o controle da liberdade de imprensa (pelo menos a tentativa), negociações espúrias com o Congresso e desapego ao processo democrático (vide Mensalão), ineficiência, lentidão na tomada de decisões, falta de foco e amadorismo na política externa, populismo demagógico que inaugura obras que não existem, que tapa buracos sem licitação, etc... Lula é uma farsa, é a lorota populista do operário que virou presidente, é o "esperto" que chegou lá, é o malandro que nunca assume responsabilidades. Acredito, que o fato de você defendê-lo de forma velada é patético, assim como o fato de você menosprezar os motivos e os argumentos das pessoas que não querem o Barbudo por mais quatro anos. Sobre o Mainardi e o Reinaldo Azevedo, posso não concordar com tudo que dizem, mas pelo menos eles tem a dignidade de assumir posição, coisa que você não faz. Desculpe o desabafo, mas mesmo sabendo que você pode vir aqui e escrever o que bem entender, eu sempre o tive na mais alta estima e fico decepcionado com sua postura, não com seu lulismo, mas com sua pretensa imparcialidade e com seu dissimulado ataque aos opositores desta vergonha chamada Lula. Se quer a reeleição de Lula, tudo bem, mas faça isto às claras, mostre a cara e assuma as consequências de defender o indefensável.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo21.7.06

    Ei Alkimistas ! Vejam os presentes das crianças de Israel, apoiado por seu candidato, às crianças do Libano http://www.fromisraeltolebanon.org/

    ResponderExcluir
  7. Anônimo22.7.06

    Impressionante como as pessoas se digladiam em cima de pesquisas primárias, que nada significam. Não creio em pesquisas, mas creio sim, em pessoas desinformadas. Alguém já disse, muito sabiamente, que "pesquisas são como postes para bêbados - servem mais para apoio que para iluminação." A votação de Collor e do desartmamento foram dois exemplos para derrubar toda tecnica IBOPE.

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.