Hezbollah: Israel diante da esfinge

Após o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, afirmar que o país já tinha alcançado quase todos os seus objetivos no Líbano, o Hezbollah lançou 220 foguetes contra território israelense nesta quarta-feira, no pior dia de ataques desde o início dos confrontos no dia 12 de julho – segundo a BBC.

Israel pode estar começando a conhecer o seu Vietnam. Ou então, para ficar na linguagem futebolística tão ao gosto do nosso presidente, a verificar que “não existem mais bobos no mundo”.

Os “falcões” do exército israelense apostaram numa derrota rápida do Hezbollah. Em quinze dias, tudo estaria liquidado. Mas, ainda há pouco, pediram mais duas semanas. Agora, já reconhecem que a guerra pode se prolongar por semanas...

A população de Israel – uma das mais instruídas e bem informadas do mundo – já está de cabelos em pé. Começam a perceber que foram vítimas de uma “má informação”, como aconteceu com o povo americano, em relação ao Iraque. Começam a examinar – a cada nova convocação de soldados – quando o defunto será de sua família. Começam a pensar também, como será possível vencer um “exército” que considera a morte em combate uma vitória.

A verdade é que todos os que apostaram ou apontaram a guerra como a melhor estratégia se deram mal. Aqui mesmo no Brasil, a milhares de quilômetros do conflito, pessoas defenderam – e ainda o fazem, com as nádegas bem distantes das seringas – a ação do exército de Israel. Agora estão numa sinuca de bico. Ou defendem a guerra total – com o banho de sangue que advirá - ou reconhecem seu erro. Porque o avanço das tropas israelenses pode apenas afastar o problema para mais longe no espaço e/ou no tempo. Mas não vai resolver o problema. Ao contrário, vem aí uma nova geração de homens-bomba: os netos de Sabra e Chatila e filhos de Qana.

( Não deixe de clicar no banner acima, para acessar uma série de listas com os nomes de parlamentares, prefeitos, governadores e outros gestores públicos envolvidos em escândalos ou mau uso do dinheiro público. As listas são atualizadas quase que diariamente. Última atualização: 30/07.)
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos