O ex-governador Leonel Brizola morreu no dia 21 de junho de 2004. No dia 21 passado, amigos de Brizola se reuniram para relembrar o Velho, como era chamado. Dessa conversa me contaram uma parte muito interessante, que divido com vocês, envolvendo o ex-presidente e atual senador Fernando Collor e o ex-presidente das Organizações Globo Roberto Marinho.
O ainda presidente Collor estava sob intenso tiroteio, naquele período pré-impeachment. Resolveu vir ao Rio para uma conversa reservada com Roberto Marinho. Queria conseguir do “doutor Roberto” que a Globo não se engajasse na campanha pelo seu impeachment. Ou que pelo menos ficasse neutra. Ouviu do presidente das Organizações Globo que deveria abandonar a idéia dos CIACs, se quisesse seu apoio.
Para quem não se lembra, os CIACs eram a versão collorida dos CIEPs - projeto de escola popular em período integral, menina dos olhos de Brizola. Para quem não se lembra também, Brizola e Marinho eram inimigos declarados. Ainda mais depois do escândalo Proconsult (vou falar sobre ele numa outra postagem). E Brizola era o único governador de esquerda que defendia o mandato de Collor e acusava a direita, os “de sempre”, de conspirar contra o então presidente.
Collor teria respondido a Roberto Marinho que não poderia fazer aquilo. O projeto dos CIACs iria continuar. Depois, ao sair da sala, disse:
- Está tudo acabado. Vão me derrubar.
(Enviei e-mail para o atualmente senador Fernando Collor para que ele confirme ou não a história. Se ele responder, publico. E vou publicar também uma outra postagem, envolvendo Roberto Marinho, Brizola, CIEP e, dessa vez, o ex-prefeito do Rio, ainda no exercício do cargo, César Maia. Você vai ficar sabendo por que o "doutor Roberto" não gostava do projeto dos CIEPs e, depois, dos CIACs)
Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail
Oi, Mello, mto bom os videos, " Além do Cidadao Kane " eu nao conhecia, é super!!!!.
ResponderExcluirOs videos do nosso saudoso Brizola amei rever, qto ao Collor fiz exilio voluntario depois que ele foi eleito como presidente, ainda estou morando na Europa, querendo voltar, saudades da Sta Terrinha.Um abraço merci pelos videos e infos
Sonia de Mattos
Talvez se fosse mesmo implantado os CIACs, hoje não estaríamos vendo tanto candidato apoiando redução da maioridade penal uma vez que teríamos bem menos menores infratores, e tanta gente fingindo que não vê o abandono de nossas crianças. Infelizmente tudo interesse político onde ninguém tem ideologia própria, a tática é apoiar o interesse de massas e angariar votos.
ResponderExcluir