sexta-feira, 20 de julho de 2007

Briga de pilotos e computadores pode ter causado acidente com Airbus da TAM

Lendo na Wikipedia sobre o Airbus A320, que é o modelo do avião da tragédia de Congonhas, descobri a seguinte informação, que divido com vocês. Ela levanta mais uma hipótese para as causas do acidente. Os destaques em negrito são meus.

O A320 tornou-se referência em tecnologia, com avanços inéditos: é o primeiro avião comercial totalmente FBW (Fly-by-wire) do mundo, e uma novidade que provocou polêmica: dispensando os manches de controle, substituídos por side-sticks, mais parecidos com joysticks usados em vídeo games. Além disso, os computadores do avião "assumiriam o comando" da aeronave caso alguns parâmetros de controle fossem desrespeitados. Essa filosofia de controle foi duramente criticada pelos concorrentes.

Tanto assim que, no princípio de operações, esse radical avanço tecnológico provocou pelo menos 3 acidentes fatais, em que as tripulações "brigaram" com a máquina pelo comando da própria.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

3 comentários:

  1. O Terra publicou uma notícia nesse sentido: Piloto suspeita de "excesso de tecnologia".

    ResponderExcluir
  2. Anônimo20.7.07

    Li também no TERRA. Eu não entendo de aviação (somente nos simuladores: games). Mas me pareceu uma espécie de Microsoft Word. Aquele que tenta adivinhar o que você quer fazer. Existem muitas duvidas do que houve e todas as possibilidades tem que ser analisadas antes de uma conclusão final, essa sem duvida é mais uma. Parabéns pelo trabalho serio MELLO nessa busca.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo31.7.07

    Essa do mordomo está bacana..
    de facto, aterrar a 300 kil. dá a sensação de que é speed a mais. Defendi no Macroscopio que aquela pista de Congonhas parece mais pista de superbykes do que aviões..

    Só um governo de Lula embriagado não percebeu isso.
    Um abraço
    www.macroscopio.blogspot.com
    Rui Paula de Matos

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.