No dia 25 de junho fiz a postagem abaixo e enviei-a ao senador Fernando Collor para que ele a confirmasse ou desmentisse. Recebi hoje resposta do senador e a reproduzo logo após a postagem.
Collor, Roberto Marinho, Brizola, CIAC, CIEP
O ex-governador Leonel Brizola morreu no dia 21 de junho de 2004. No dia 21 passado, amigos de Brizola se reuniram para relembrar o Velho, como era chamado. Dessa conversa me contaram uma parte muito interessante, que divido com vocês, envolvendo o ex-presidente e atual senador Fernando Collor e o ex-presidente das Organizações Globo Roberto Marinho.
O ainda presidente Collor estava sob intenso tiroteio, naquele período pré-impeachment. Resolveu vir ao Rio para uma conversa reservada com Roberto Marinho. Queria conseguir do “doutor Roberto” que a Globo não se engajasse na campanha pelo seu impeachment. Ou que pelo menos ficasse neutra. Ouviu do presidente das Organizações Globo que deveria abandonar a idéia dos CIACs, se quisesse seu apoio.
Para quem não se lembra, os CIACs eram a versão collorida dos CIEPs - projeto de escola popular em período integral, menina dos olhos de Brizola. Para quem não se lembra também, Brizola e Marinho eram inimigos declarados. Ainda mais depois do escândalo Proconsult (vou falar sobre ele numa outra postagem). E Brizola era o único governador de esquerda que defendia o mandato de Collor e acusava a direita, os “de sempre”, de conspirar contra o então presidente.
Collor teria respondido a Roberto Marinho que não poderia fazer aquilo. O projeto dos CIACs iria continuar. Depois, ao sair da sala, disse:
- Está tudo acabado. Vão me derrubar.
Resposta do senador Fernando Collor:
Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mailPrezado Antonio Mello,
com meu discurso, no Senado Federal, considerei encerrado qualquer comentário sobre os episódios que cercaram meu Impedimento.
Só posso dizer é que o Governador Brizola foi um amigo que nunca faltou com sua solidariedade e firme posição, na defesa dos interesses do Rio de Janeiro, junto ao meu Governo.
Quanto ao Projeto dos CIAC, o tempo demonstrou o acerto de sua implantação.
Cordialmente,
Fernando Collor
CIEPS/CIACS....BOLSA-FAMILIA/BOLSA-ESCOLA...PRIVATIZAÇÃO DE ESTRADAS/PARCERIA PUBLICA PRIVADA...VIADO/GAY
ResponderExcluirQUEREM TRATAR O POVO COMO IDIOTA?
SÃO OS MENDIGOS FALANDO DOS MALTRAPILHOS!
NO DIA EM QUE O ELEITOR MUDAR, OS POLITICOS MUDARÃO EM SEGUIDA.
Na época do Collor minha familia se fragmentou, nao fui a escola durante 2 anos, 2a e 3a serie porque nao tinhamos onde morar. FIcamos de casa em casa de parentes.
ResponderExcluirA gente pagava aluguel e escola particular. O aluguel teve um reajuste de 300% de um mes para outro ai a coisa ficou seria. Até a escola faliu em 93.
Marinho não trataria de CAICS com o Presidente, funciona de outro jeito....
ResponderExcluirMas Marinho não queria as CIEPS por que motivo? Era apenas um motivo pessoal?
ResponderExcluire o Brasil indo de mal a pior por conta do ensino...
Bando de alienados, "marinho não trataria ..." a globo é uma corporação do Demônio, Collor foi arrojado, inovador, errou também, ok, mas se ele terminasse seu mandato o país seria muito melhor do que é hoje, e se ele fez o que fez foi porque precisou, e se neguin vendeu terra e tudo o que tinha pra por na polpança e ficar rico nao adianta chorar não seu mané, perdeu e eu perdi também, mas o país ganhou estabilidade. Pena que collor saiu. rraimundi@hotmail.com
ResponderExcluirCollor é o cara!!
ResponderExcluir"polpança"
ResponderExcluiresse deve ter sido alfabetizado nos CIACs do Collor mesmo!
@piondragon
ResponderExcluirmas esse é o único ponto divergente