Tragédia com Airbus da TAM: Deputado fala, mídia repercute, Aeronáutica desmente

O ex-prefeito do Rio, ainda no exercício do cargo, César Vaia, está fazendo escola, pelo menos dentro de seu partido, o DEM. Ontem, o obscuro deputado paraibano Efraim Filho movimentou as redações de todo o país com uma informação sabidamente falsa, um factóide que alegrou a mídia antiLula.

Historio:

A chamada CPI do Apagão enviou dois deputados aos EUA para que eles acompanhem as caixas-pretas do Airbus da TAM que explodiu em Congonhas há uma semana. Imagino que sejam dois para que cada um acompanhe uma caixa...

Aproveitando-se da comoção nacional e da predisposição da mídia antiLula a destacar qualquer coisa que possa atingir o governo, o discípulo de César Vaia lançou seu factóide. Deu uma entrevista por telefone afirmando que o piloto da TAM em momento algum tentou arremeter o avião. Ao contrário, teria tentado frear até o último instante. E passou a informação de tal forma, que deu a entender que eram dados já revelados da caixa-preta.

A imprensa comprou o peixe conforme veio embrulhado, não só porque a informação levaria na direção de uma possível aquaplanagem, mas também por acreditar que lá nos EUA é como no Brasil, onde investigações e “informações secretas” são vazadas sem a menor cerimônia.

Só que a Aeronáutica, em nota à imprensa, informa que a Comissão de Investigação - da qual os deputados brasileiros não fazem parte – não repassou até o momento informação alguma sobre os dados das caixas-pretas:

O Comando da Aeronáutica reitera que os representantes da Comissão de Investigação, que se encontram nos Estados Unidos para apurar os fatores contribuintes para o acidente, não repassaram, em nenhum momento, qualquer informação relativa aos dados contidos nas caixas-pretas a pessoas que não façam parte da investigação.
Notícias divulgadas pela mídia a respeito de supostos dados consolidados ou procedimentos atribuídos aos pilotos da aeronave acidentada não têm qualquer embasamento técnico em relação ao que está sendo resgatado do FDR.

Assina a nota o Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail