Não sei se vocês leram sobre o documentário Super Size Me. Indicado ao Oscar em 2004, foi dirigido e estrelado por Morgan Spurlock. Ele partiu de um experimento simples. Ficou 30 dias alimentando-se exclusivamente no Mc Donald's. Três refeições diárias na lanchonete. No final daquele mês, estava mais pesado, seu colesterol tinha ultrapassado os limites e seu fígado ficou maior. Ele também sofreu dor de cabeça, depressão e problemas sexuais, de acordo com o site do jornal The Sun. A íntegra do filme está aí em cima.
Experimento semelhante parece que está sendo desenvolvido secretamente no Brasil. Pessoas das classes média e alta são expostas exclusivamente às informações sobre o governo Lula reproduzidas na "grande imprensa" de Kamel. Todos os dias eles só lêem e se informam em O Globo, Folha, Estadão, Veja, Rede Globo e nos pitblogs.
O estrago causado pelo acúmulo de informações manipuladas pode ser constatado na área de comentários dos pitblogs.
Não sabe o que são pitblogs? Leia esta postagem aqui do Blog do Mello de 26 de junho:
Os pitboys e os pitblogs
Os cinco pitboys que agrediram barbaramente a empregada doméstica Sirley Dias de Carvalho Pinto chocaram e indignaram o país. Da mesma maneira que chocaram e indignaram o país os jovens que há 10 anos incendiaram o índio Galdino, em Brasília.
São semelhantes até nas justificativas. Os de hoje, alegam que pensavam que Sirley fosse uma prostituta. Os de Brasília alegaram que pensavam que o índio fosse um mendigo. Como se agredir – ou mesmo matar – um mendigo ou uma prostituta não fosse igualmente crime.
Na internet Brasil também temos a contrapartida dos pitboys: são os pitblogs. Em comum, a violência gratuita dos ressentidos. Eles têm absoluto desprezo pelos que lhes são diferentes. Se uns socam e chutam, os outros agridem verbalmente.
É fácil identificar os pitblogs. Seus responsáveis se acham donos da verdade. Não abrem espaço para o contraditório, e cultivam nos comentários uma legião de seguidores (em geral, indignados úteis) que aplaudem e imploram por sua agressividade, numa relação sadomasoquista.
Os mendigos e prostitutas dos pitblogs são os petistas, os lulistas e agora também os chavistas.
O que os ataca é uma doença infantil, o sentimento de onipotência de uma criança de cinco anos. Quando acontece um crime como o de agora, contra a empregada Sirley, os pitboys se dão conta de que não podem tudo, e se apavoram.
Já os pitblogs se escandalizam com a violência dos pitboys (embora seus blogs preguem a violência e sejam tão violentos quanto) e acham que os pitboys só agiram assim, porque não levaram umas boas porradas dos pais...
Pitblogs e pitboys podem até não freqüentar os mesmos ambientes. Mas agem na mesma freqüência. São como a Inquisição e a fogueira.
Parabens pelo post. Seu blog é otimo. Quanto aos "pits..." na primeira postagem do meu blog fiz um "retrato" em homenagem a eles... :-)
ResponderExcluirNovamente, parabens!
Mello!
ResponderExcluirComo leitora assídua, agradeço todos os dias a existência do teu blog.
Vamos em frente!
Quanto aos pitblogs, pitcomentaristas: eles/elas não sabem o mal que causam a si mesmos(as).
Adoram auto-engano.
Jotacê, assim se expressou:
ResponderExcluirMello, sds!
Engraçado é que esses pitblogs vêem sendo disseminados em todo o território nacional. Para citar apenas um exemplo, no site do Jornal do Comércio(www.jc.com.br) encontramos o "blog de Jamildo" que sistematicamente, sob a batuta desse "jornalista" as porradas no Lula, no PT, no Zé Dirceu, no Prefeito de Recife João Paulo, no Governador de Pernambuco Eduardo do PSB, enfim a todos os que derivem à esquerda, são muito bem orquestradas. Já contém uns filiados de carteirinha, leia-se pitblogueiros, que são ávidos em detonar, como uma tal de Helena de Tróia et caterva. Ademais, como se não bastasse, vivem copiando os indesejáveis e execráveis artigos e colunas da Folha de São Paulo. Não passa de um nanico pertencente ao PIG.
Há algum tempo eu me irritava com os pitblogs, mas logo descobri que são idiotas bem pagos, servindo a um público restrito de alienados. Sua empafia me faz rir: querem influenciar na política, mas os políticos riem deles; bajulam os ricos, mas não são convidados às mesas chiques; e são pé-frios. Quanto mais combatem o Lula, mas este cresce em popularidade e prestígio internacional; atacam Dilma e o Serra cai; "apoiaram MacCain e deu Obama; idolatram Uribe, da Colômbia e as FARC anunciam que preferem que ele se reeleja, depois de ter comprado um terceiro mandato (crime maior para os pitbloguistas, quando cometido pelas esquerdas). Enfim, os pitblogueiros babam e latem muito, mas o mundo teima em rodar ao contrário...rsrsrs
ResponderExcluir"Os mendigos e prostitutas dos pitblogs são os petistas, os lulistas e agora também os chavistas." - Como nos mostra o blog do PHA excessos existem dos dois lados... A batalha dos leitores é filtrar o que há de bom em ambos os lados e atingir um equilíbrio são. A resposta para os nossos problemas não está no maniqueísmo, mas sim no embate entre dois lados: tese e antítese.
ResponderExcluirAlessandro