Esta frase é de Len Downie, editor executivo do Washington Post. Está neste vídeo, de menos de dois minutos, que retirei do documentário de longa-metragem “9-11 Press for Truth”, com imagens de Bin Laden na campanha do Afeganistão, e no Paquistão.
“9-11 Press for Truth” mostra as dificuldades enfrentadas pelas famílias das vítimas do 11 de setembro para saberem a verdade sobre o que realmente aconteceu. O silêncio do governo Bush, com a cumplicidade da mídia.
(Nesse momento em que se inicia a implantação de uma Rede Pública de Televisão aqui no Brasil; nesse momento em que a “grande imprensa” se posiciona de modo francamente hostil ao governo democraticamente eleito (mais ainda, eleito apesar dela), é importante destacarmos que esse não é um comportamento exótico da imprensa brasileira, mas, ao contrário, ele se encaixa num movimento maior, a partir dos EUA, e que se irradia e reflete não apenas aqui, mas, em maior ou menor grau, pela imprensa de todo o mundo, e tem um de seus casos mais grotescos na imprensa venezuelana.
Por isso estou realizando esta série de postagens mostrando pontos de vista diferentes sobre o atentado de 11/9 nos Estados Unidos. Esta foi mais uma. Outras virão)
Caro Mello,
ResponderExcluirse voto é cheque em branco e serve para calar as críticas aos governantes, então que não se critique mais o governo FHC, duas vezes vitorioso nas urnas. Recentemente foi lançado um movimento para anular a privatização da Vale do Rio Doce. Como, se o leilão da Vale foi promovido por um governo democraticamente eleito? Como colocar em questão as obras superfaturadas de Maluf e Pitta ou o obelisco do Cesar Maia?
Quando um jornalista brasileiro desconfia da atitude do Ministério da Justiça no caso dos cubanos deportados, você vê perseguição contra o governo democraticamente eleito; quando um professor americano desconfia dos relatórios oficiais do governo Bush sobre oatentado, você os divulga como se a teoria já estivesse provada.
Dois pesos, duas medidas.
A imprensa não existe para aplaudir governos. Sejam eles de "esquerda" ou direita.
A sua defesa do governo contra a imprensa faz lembrar a famosa frase de Orestes Quércia: "Quebrei o Banespa, mas fiz o meu sucessor". Noutras palavras, quem vence nas urnas não deve satisfação a ninguém.
Se estamos de fato numa democracia, então os governantes nos devem satisfações. Sempre.
abraço,
Andre.
André,
ResponderExcluirvocê é leitor e comentarista constante aqui do blog.
Por isso sabe que jamais afirmei aqui que um governo democraticamente eleito não pode ser criticado.
Concordo com sua frase: A imprensa não existe para aplaudir governos. Sejam eles de "esquerda" ou direita. Mas, acrescento: não existe também para mentir, distorcer, fraudar.
Isso acontece aqui no Brasil contra o governo. E nos EUA a favor.
Eu denuncio as manipulações daqui e de lá.
Abraço,
AM