quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Ainda sobre a emenda do terceiro mandato

Continua a discussão sobre a emenda que permitiria que Lula disputasse um terceiro mandato em 2010. O presidente já disse que é contrário á idéia. Mas há quem goste dela. E também quem não goste. Mas daí a chamá-la de antidemocrática, de ataque à Constituição, vai uma diferença enorme.

Um dos que abrem a boca e empinam o peito para criticar a idéia é o senador tucano Arthur Virgílio, aquele que se candidatou a governador em seu estado, o Amazonas, e foi menos votado que candidatos que se elegeram deputados federais.

No entanto, esse mesmo Virgílio, em 1997, falava assim sobre a possibilidade de um referendo para autorizar um segundo mandato para FHC (lembrem-se que, na época, a reeleição era proibida):

"Com o referendo, a aprovação da reeleição será uma barbada."

Então, como já perguntei aqui outro dia, por que naquela época pôde e agora não? Se a maioria do Congresso decidir pela medida, onde isso fere a democracia? Se a medida for levada a uma consulta popular e a população aprová-la, onde isso fere a democracia? Se Lula vier a se candidatar e vencer mais uma vez nas urnas, onde isso fere a democracia?

O que fere a democracia é comprar votos para a emenda da reeleição, como confessou Ronivon Santiago, na que favoreceu Fernando Henrique.

Se for a vontade da maioria do Congresso, se for a vontade de Lula e da população, onde seria antidemocrático um terceiro mandato?

Antidemocrático é a oposição sem voto querer ganhar no grito, tentar derrubar um presidente eleito, como ameaçaram várias vezes no passado, até com a participação da OAB, com um processo de impeachment.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

6 comentários:

  1. Anônimo31.10.07

    Sou a favor de 1 terceiro mandato p/ Lula. Tanto qto de cadeia prá Serrassuga e os malditos parasitas da imprensalão.
    Inté,
    Murilo

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1.11.07

    Estamos no Brasil e não na Venezuela.
    Que vergonha, hein, Mello, o relatório paralelo da CPI do Apagão Aéreo. Tudo para livrar a cara do petista Carlos Wilson que, como todos sabemos, está mais sujo que pau de galinheiro.
    Parabéns aos senadores governistas por mais essa traição ao povo brasileiro.
    Odair

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1.11.07

    A emenda é anti-democrática porque vai mudar as regras da reeleição e beneficiará o atual presidente, assim como foi a emenda da reeleição de FHC.
    Agora, justificar essa emenda comparando com a anterior e justificar um erro com outro.
    Nao e porque FHC errou antes que Lula deve errar agora.
    Isso cheira a oportunismo barato de uns setores do PT. Só espero que os que ainda possuem bom senso acabem e logo com essa idéia estapafurdia.
    Que fique bem claro que no em 2002 e no segundo turno dessas eleições eu votei em Lula, mas se a emenda for aprovada serei o primeiro a fazer oposição a sua candidatura.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6.11.07

    A oposição mais uma vez mostra incompetência. Deveria ser a favor e lutar para Lula ser candidato em 2010. Com um governo desastroso e incompetente além de corrupto a vitória da oposição seria muito grande. Nada mais fácil se vencer em uma eleição um presidente desqualificado como Lula. Mas fica uma pergunta, porque não querem e qual é realmente o motivo de serem contra a tentativa de um terceiro mandato. Estou sem sabe. Será que alguém sabe?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo7.11.07

    Não me escondo sob um texto anônimo. Escrevo o que penso, e ASSINO!!! Eu adoraria que o Lula pudesse continuar o seu governo, porque o considero, não perfeito, mas disparada, o melhor presidente que o Brasil já teve. Mas ele tem afirmado ser contra o 3o mandato, e tudo que espero é que ele fraça o seu sucessor, para evitar que os tucanos, que inventaram o mensalão e a reeleição (entre outras grandes mazelas), e os DEMO, que vivem mudando de nome porque o passado os condena, possam voltar a levar o país para o caos no qual o deixaram.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo21.10.08

    Eu entendo que não se devem mudar as regras do jogo no meio do jogo. Eu fui contra a reeleição para Fernando Henrique e serei contra para Lula.É antiético defender essa posição, ainda mais partindo dos petistas, que sempre se apresentaram, desde a fundação do PT, como donos do monopólio da ética.

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.