Hoje, na Folha, coluna do Daniel Castro:
Em crise no Ibope, o "Fantástico" perdeu em quatro anos o equivalente a toda a audiência do SBT no horário nobre. Foram 7,6 pontos - ou uma cidade de 420 mil domicílios com TV. Em 2004, o programa da Globo tinha 35,8 pontos na Grande São Paulo. Em 2007, fechou com 28,2 de média anual, uma redução de 21%.
A participação do "Fantástico" no total de televisores ligados caiu na mesma proporção, o que indica migração do público para outros programas.
A derrocada coincide com as estréias do "Pânico na TV" (Rede TV!), que atrai jovens, e com o "Domingo Espetacular" (Record), que o imita e compete com as mesmas reportagens, principalmente as policiais, e as exibe mais cedo. A média anual do programa da Record saltou de 6,5 pontos em 2004 para 11 no ano passado.
A saída da apresentadora Glória Maria, em dezembro, foi atribuída à crise de audiência do "Fantástico", o que a Globo nega. Sua substituição por Patrícia Poeta, no entanto, foi uma opção pelo rejuvenescimento do programa. A situação é tão aflitiva para os padrões da Globo que a emissora comemorou o fato de o dominical ter marcado 27 pontos nos dois últimos domingos de janeiro.
Todos os telejornais da Globo tiveram queda de audiência em 2007. Em relação a 2006, o "SP TV 2ª Edição" perdeu 14% da audiência e o "Jornal da Globo", 11%. O "JN" caiu 7%.
 
Leia também:
» A petista, o tucano e a mídia. Matilde e André Lara Resende. A negra, o branco
» Requião diz que Rede Globo é insaciável e denuncia chantagem da mídia
E a vendagem de veja caiu 9% enquanto a da carta capital subiu 15%(aí no Rio a CC subiu108%!!).Conclusão:Se eles não ligam pra audiência e vendagem,o dindin deve estar vindo de algum lugar.Certamente.
ResponderExcluirO texto deve ser corrigido.
ResponderExcluirExplico:
________________________________
o "Fantástico" perdeu em quatro anos o equivalente a toda a audiência do SBT no horário nobre. Foram 7,6 pontos - ou uma cidade de 420 mil domicílios com TV.
________________________________
Na verdade, o "Fantástico" perdeu 420 mil domicílios SOMENTE em São Paulo.
Se o mesmo índice se aplicar no Brasil inteiro, chutando que tenha 50 milhões de domicílios com TV, 7,6% significariam 3,8 milhões de domicílios.
O equivalente a um Estado como o Rio de Janeiro inteiro.
Trágico, não é, Mello?
Abraço e sucesso prá vc, espero que essa "Epidemia" não atinja seu Blog.
A propósito, Mello.
ResponderExcluirCaso ainda não tenha tido acesso a essa notícia:
http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2008/02/14/imprensa17136.shtml
Título:
"Domingão do Faustão" perde anunciantes e preocupa Rede Globo
"Os números de audiência talvez possam explicar a falta de anúncios. No último domingo, o programa marcou 16,8 pontos de média de audiência, enquanto o SBT obteve 15,29 e a Record, 12,38 pontos. Apesar de ter ficado em primeiro lugar, o "Domingão" tem perdido audiência sistematicamente"
Aconselho você a ler o texto, e quem sabe publique numa próxima oportunidade.
Mais uma vez, parabéns pelo seu Blog, que conheci, graças ao Prêmio Ibest.
Abraço.
Mircon
Mircon,
ResponderExcluira sua observação já está na postagem. Os valores apontados pelo Ibope referem-se apenas à Grande São Paulo. E isso está dito.
Agora, não se pode projetar o Brasil a partir daí.
Quanto à audiência baixa do Faustão. A perda de audiência da Globo não se explica apenas pelo mau jornalismo, mas também pelo surgimento de novas mídias, pelo maior volume de informação da população em geral e por fadiga de material.
Um abraço, volte sempre,
AM
O fantastico esta apresentando uma materia sobre o jovem americano, esquecem que nossa realidade é totalmente diferente. É muito dificil procurar descrever a realidade de nossos jovens brasileiros.
ResponderExcluir