
Reportagem da BBC informa que a jovem Liad Kantorowicz resolveu fazer uma experiência: vestir-se de palestina e sentir a reação das pessoas, nos lugares em que ela sempre freqüentou normalmente, em Jerusalém.
Segundo relatou à reportagem, Liad esperava encontrar problemas, mas nunca pensou que fossem tantos.
Durante todo o tempo, ela era a mesma pessoa, freqüentava os mesmos lugares, comportava-se do mesmo modo. Apenas uma coisa era diferente nela: usava roupas bastante conservadoras e o hijab – um lenço que cobre os cabelos e o pescoço, usado freqüentemente por palestinas muçulmanas.
Liad foi discriminada nas ruas, sofreu olhares hostis, agressões verbais, até em locais considerados liberais, como uma boate gay:
“Com o hijab e as roupas que vesti, estava coberta da cabeça aos pés, mas me senti mais exposta do que nunca a todos os tipos de violência” disse Liad. [clique aqui para ler a reportagem completa]
Seria diferente se ocorresse o oposto do lado palestino? O que você acha?
ATENÇÃO: Se você ler esta postagem em outro local que não este blog, sem o crédito para o Blog do Mello, é ROUBO.
Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail
Acho que não seria diferente. Os dois lados dessa guerra sempre combateram um inimigo hipotético, uma abstração, uma criação política-social-religiosa. E no fundo utilizam os mesmos argumentos pra justificar o ódio. Se colocar no lugar do outro é a melhor forma de compreender. Em todos os âmbitos dam vida.
ResponderExcluirIsso é normal nessa zona de conflito e não deve ser fácil para nenhuma das partes. Você já pensou numa jovem isrelense, como a da foto, entrar numa boate palestina? (se é que existe isso por lá)
ResponderExcluirNormalmente, os cidadãos israelenses costumam mudar de calçada quando veem algum árabe vindo. É por medo e preconceito, mas dá pra ser diferente disso?
Mello, não tem nada a ver com o seu post, mas eu gostaria de saber se vc sabe o que aconteceu com o blog conversa afiada; tentei acessá-lo e aparece a pág do ig com erro 404; pelo ultimosegundo, nos blogs, não consta mais o blog dele; será vingança do Dantas?
ResponderExcluirMello,desculpe sair do assunto,mas acabo de saber q o paulo henrique Amorim foi demitido do IG e a página foi pras cucuias e o Nassif que tambem é do ig tá com o blog travado desde cedo e o troço tá feio.A notícia tá no blog do eduardo guimaraes e isso é um choque.È uma bomba e se não sair em jornalão algum vai ser mais chocante ainda.È o tal PIG,mostrando a que veio.
ResponderExcluirUrgente! Leiam no blog do Igor: PIG demite Paulo Henrique Amorim! Ataque à blogosfera!
ResponderExcluirhttp://alexeievitchromanov.zip.net
Alberto