O deputado federal Marcelo Itagiba pensava ter seu dia de glória, mas foi atropelado pela ironia cética do delegado Protógenes e por alguns outros deputados da CPI, que perceberam que Itagiba queria seguir seu script incriminatório contra o delegado, a despeito dos demais.
Logo no início, Itagiba quis apresentar um power-point em que apontaria contradições entre o depoimento anterior de Protógenes com outros feitos à CPI. O programa simplesmente não abriu.
Começava mal o show que Itagiba desenhara. Teve então que fazer as perguntas, sem o power-point. Recebeu como resposta a cada uma delas, a mesma ladainha, que lembrava ao deputado o objetivo da CPI:
“Deputado federal Marcelo Itagiba, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito cujo objeto jurídico é a interceptação clandestina de telefones, eu me abstenho de responder a vossa excelência.”
Antes, durante os cinco minutos livres que teve para dirigir-se à Comissão, Protógenes deu outra informação que caiu como uma bomba: a PF, naquele momento, realizava nova operação na sede do Opportunity.
A seguir, Itagiba tentou passar o power-point mais uma vez, mas foi impedido por deputados. Começou um bate-boca. O deputado federal Chico Alencar acusou Itagiba de ter recebido dinheiro de sócio de Dantas para a campanha, o que ele não tinha como negar, pois foi declarado ao TRE. Era o fim.
Itagiba ainda ficou ali comandando os trabalhos, mas não os rumos do depoimento. Ele estava apenas marcando o tempo a que cada deputado tinha direito. Apenas um cronometrista. O depoimento de Protógenes escapara completamente ao roteiro que Itagiba havia concebido.
Em dado momento, ele simplesmente saiu. Foi ao banheiro? Quase. Abandonou a CPI para dar um depoimento ao Jornal Nacional, encomenda de Kamel para fechar a nota sobre Protógenes. E Itagiba repetiu o que vem dizendo há muito, mas que já não batia com a realidade:
“Ele (Protógenes Queiroz) está incorrendo no crime de falso testemunho, porque não retificou as informações que ele deu no início dessa CPI, que foram contestadas por todos aqueles que compareceram e depuseram na CPI”, afirmou Itagiba.
Fim melancólico para quem esperava viver seu dia de glória, talvez até com a prisão de Protógenes.
Agora teremos, na semana que vem, o depoimento de Daniel Dantas à CPI. Alguém acredita nisso? Duvi-d-o-dó. Dantas não abre nem geladeira, pois quando uma luz acende à sua frente, ele já imagina uma nova operação da PF para prendê-lo.
Vamos ver qual a desculpa que Itagiba irá usar para dispensar o banqueiro condenado.
Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail
POnto 1 - Realmente, depois do racha com o Chico Alencar, o depoimento mudou de rumo completamente. Lembra muito o depoimento da Dilma com a pergunta do Agripino Maia*: Depois daquela cacetada ninguém mais teve coragem de peitar a moça
ResponderExcluirPonto 2 - sabe o que é mais engraçado? Não fosse a internet e os blogs, ninguém nem ia ligar se o Daniel Dantas fosse chamado ou não.
*piada pronta: o agripino maia querendo pagar de ético é um clássico.
Der Göbbels chafurdando.
ResponderExcluirNoutro grotesco circo de imbecís, promovido pela casa q deveria representar o povo do Brasil, mas q na verdade representa o poder do dinheiro de Dantas sobre Itagiba e congeneres, foi como esperado:
Protógenes tornando risível a figura do bufao peemedebista e Der Göbbels tentando montar sua farsa pro Dantas.
E tudo pago c/ dinheiro do povo.
Acabo de ler o escrotal Noblatblabla tentando vender Protógenes como "desmoralizado" no inqérito promovido pela PF.
Lí a coisa e concluí:
Se tem alguém desmoralizado, qgora pela enésima vez ... é o jornlista cuja esposa está entalada até a goela no escandalo Jungaman 33milhoezinhos.
Ridículo, cínico e mentiroso é o q tenho q declarar sobre o sr Noblatblabla.
Inté,
Murilo
Mello,
ResponderExcluirO Ricardo Noblat disponibilizou o relatório final da operação Satiagraha no site dele. Seria interessante uma análise.
Mello, seu blog saiu na frente - arrasou.Foi a matéria mais verdadeira e captou o que meu coração sentia ao ver aquela arapuca armada que caiu por terra.
ResponderExcluirBendito o dia em que eu conheci teu blog!!!
Parabéns
Vivi PSOL SP
Parafraseando, "A verdade é o melhor desinfetante". Será que alguns valentes deputados, se houverem, poderiam fazer o favor de instaurarem um processo de cassação contra Itagiba?
ResponderExcluirMello, 10. Continue assim. Abraço Ísis, firme visitando seu blog.
ResponderExcluirEstou completmente de acordo com o Murilo. Até gostaria de sugerir ao Mello uma discussão mais abrangente sobre a gatunagem do Julgmann e cia.
ResponderExcluirR$ 33 milhões não é pouca coisa não!
Cabral
Parabens Mello, saiu na frente e mandando muito bem.....
ResponderExcluirVi a entrevista do Itagiba na tv. Achei interessante ele dizer que a verdade ainda não apareceu.
ResponderExcluir- Oras, se ele sabe qual é a verdade, não precisava convocar Protógenes.
- Se ele não sabe qual é a verdade, como sabe que ela ainda não apareceu?
O que fica claro é que ele já tem um objetivo para a CPI, e só sossega quando conseguir provar o que quer
Nota dez, Mello.
ResponderExcluirEu queria morar no Rio para ter votado no Chico Alencar, nessas horas a gente percebe que a importancia do voto não é apenas para escolher governantes.
ResponderExcluirAgora que humilhou de vez!
ResponderExcluirVeja o que o Nassif acaba de postar. O INDICE DAS CAIXAS DA KROLL que a CPI não quer ver.
http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/04/12/as-caixas-da-kroll/