Afinal, quem é o melhor 'presidente nordestino' do Brasil?





Apoie o Blog


ENCARAR 2017 SEM TEMER. Feliz Ano — que seja Novo!


Pessimista na análise mas otimista na ação. Que tenhamos um 2017 verdadeiramente novo , com eleições diretas em todos os níveis, pois só a manifestação do povo nas ruas e nas urnas pode trazer a democracia de volta ao Brasil, pondo fim ao golpe e trazendo de volta a esperança de um futuro melhor para todos nós.

Um Feliz 2017 a todos os que me acompanham no blog , novos leitores ou antigos, leitores esporádicos ou fiéis, vocês que recebem o blog por e-mail e, em especial, aos assinantes , que recentemente atenderam ao meu pedido de apoio e assinaram o blog.

Quero aproveitar este momento para dizer que estarei enviando meu livro A Fome e o Medo a todos os que assinaram e que vierem a assinar o blog , gratuitamente , como brinde, pelo apoio com a assinatura.

O livro pode ir em PDF ou epub. Quem quiser neste formato deve me informar por e-mail. Aliás, solicito a todos os assinantes que me enviem por favor um e-mail para que eu mande o livro em resposta.

O governo, como o confirma a capa da Veja desta semana com Marcela Temer, abastece a mídia corporativa com milhões em verbas. A mídia alternativa , como este blog, depende exclusivamente de seus leitores.

É uma guerra desigual, assimétrica, mas que tem que ser travada e está sendo.

Obrigado a todos, os que assinaram e os que não puderam ou quiseram fazê-lo, e desejo a todos nós um ano melhor que este nefasto 2016 .

Quem quiser mais informações sobre o livro e a assinatura acesse este link: http://blogdomello.blogspot.com.br/2016/12/o-governo-golpista-esta-montando-um-cerco-aos-blogs-independentes.html

Feliz 2017, ano 12 do Blog do Mello.



Apoie o Blog


Agressor de ambulante, a quem chutou e socou até a morte, diz que é boa pessoa. Imagina se não fosse

Escondido atrás do armário num barraco de uma favela, foi preso pela polícia o pedreiro Ricardo do Nascimento , 21 anos, um dos assassinos do ambulante Luiz Carlos Ruas, 54 anos, conhecido como Índio.

Ricardo e um primo, que continua foragido , agrediram covardemente a socos e pontapés o ambulante na noite de Natal, levando-o à morte.

Agora, preso, ele diz que é uma boa pessoa … É mole?

Ricardo faz parte dessa turma que acha normal agredir os outros física ou verbalmente nas ruas, por opiniões distintas das suas.

Racistas, preconceituosos, fascistas, agridem e quando são pegos pela polícia se dizem arrependidos e que são todos "boas pessoas"...

Se, como dizem, o inferno está cheio de boas intenções, que a cadeia fique cheia dessas "boas pessoas"...

Temer conseguiu o que parecia ser impossível: seu governo é pior do que o de FHC

No Natal de 2001, a Folha comemorava (com FHC eles comemoravam até gol contra) em manchete uma queda de apenas 2% nas vendas do comércio [imagem].

Pois o governo do golpista Temer mais que dobrou essa queda. 4,8% a menos nas compras de Natal foi o que o comércio amargou neste 2016, graças às medidas recessivas impostas pelo governo golpista.

Só quem está ganhando, e como nunca, no governo golpista são os rentistas e a mídia corporativa, que está enchendo as burras para mantê-lo no poder.



Apoie o Blog


Natal dos golpistas não é o de Jesus. É o Natal de Herodes

Texto de Leonardo Boff:

O Natal deste ano será diferente de outros natais. Geralmente é a festa da confraternização das famílias. Para os cristãos é a celebração da divina Criança que veio para assumir nossa humanidade e faze-la melhor.

No contexto atual, porém, em seu lugar assomou a figura do terrível Herodes. o Grande (73 a.C-4-a. C), ligado à matança de inocentes. Zeloso por seu poder, ouviu que nascera em seu reino, a Judéia, um menino-rei. Foi quando ordenou degolar todas os meninos abaixo de dois anos (Mt 2,16). Ouviu-se então uma das palavras mais dolentes de toda Bíblia:”Em Ramá se ouviu uma voz, muito choro e gemido: é Raquel que chora os filhos e não quer ser consolada, porque eles já não existem”(Mt 2,18).

Essa história do assassinato de inocentes continua de outra forma. As políticas ultracapitalistas impostas pelo atual governo, tirando direitos, diminuindo salários, cortando benefícios sociais básicos como saúde, educação, segurança, aposentadorias e congelando por 20 anos as possibilidades de desenvolvimento têm como consequência uma perversa e lenta matança de inocentes da grande maioria pobre de nosso país.

Aos legisladores não são desconhecidas as consequências letais, derivadas da decisão de considerar mais importante o mercado que as pessoas.

Dentro de poucos anos, teremos uma classe de super-ricos (hoje são 71.440 segundo IPEA, portanto,0,05% da população),uma classe media amedrontada pelo risco de perder seu status e milhões de pobres e párias que da pobreza passaram para miséria. Isso significa fome das crianças que morrem por subnutrição e doenças absolutamente evitáveis, idosos que já não conseguem seus remédios e o acesso à saúde pública, condenados a morrer antes do tempo. Essa matança possui responsáveis. Boa parte dos legisladores atuais da chamada “PEC da morte” não podem se eximir da pecha de serem os atuais Herodes do povo brasileiro.

(Leia o texto na íntegra aqui: https://leonardoboff.wordpress.com/2016/12/20/natal-em-tempos-de-herodes/ )


Reveillon no Rio vai ter tempo bom. Programem-se e sejam bem-vindos ao Rio

A única coisa que a crise conseguiu diminuir no Rio de Janeiro foi a duração da queima de fogos na praia de  Copacabana. Em vez de 16, serão 12 minutos. Mais do que suficiente para curtir um dos espetáculos mais lindos do mundo.

E a meteorologia está antecipando tempo bom para a virada do ano, com alta temperatura e pequena previsão de chuva, daquelas de verão, de final de tarde.

É certo que o Rio tem problemas. O Brasil mesmo está cheio de problemas, especialmente após os golpistas tomarem o poder.

Mas nada consegue apagar o brilho do réveillon no Rio de Janeiro. Há violência aqui e ali.Algumas pessoas vão ser inevitavelmente furtadas ou roubadas. Como sempre acontece em qualquer evento que agrupe multidões. Mas são acontecimentos esporádicos e em número muito pequeno, especialmente se comparados aos mais de dois milhões de pessoas que são esperadas para assistirem à queima de fogos em Copacabana.

A não ser que você tenha pavor a multidão, apareça no Rio. É um espetáculo inesquecível no céu e na terra. A explosão de fogos lá em cima ilumina e  colore abraços, beijos e esperanças de um Ano Novo melhor para todos.


Reacionários partem pra cima do Papa. Querem barrar reformas de Francisco e levar Igreja de volta às trevas

Eles estão assanhados. A onda direitosa no mundo, de que são exemplos as vitórias de Macri na Argentina , Trump nos Estados Unidos e o golpe do usurpador Temer no Brasil, botou as pautas reacionárias na ordem do dia e eles estão loucos para realizar seus sonhos — e os sonhos deles são os nossos pesadelos.

Não satisfeitos com o poder temporal, os reacionários agora querem o poder espiritual e atacam o Papa Francisco e suas reformas, por dentro. Uma ala conservadora de cardeais quer transformar a vida do Papa mais popular dos últimos tempos num verdadeiro inferno.

»»Essa é a opinião de ao menos alguns observadores veteranos da Santa Sé, como o vaticanista italiano Marco Politi, do jornal "Il Fatto Quotidiano".
Em seu blog, Politi escreveu em 17 de dezembro: "Desencadeou-se nas fileiras da hierarquia católica uma guerra subterrânea contra a linha reformista de Francisco, feita de resmungos, críticas difusas, agressividade crescente na internet. Trata-se de uma campanha sistemática de deslegitimização, que coloca em dúvida a própria autoridade do pontífice e a justeza de seu governo".
[ Fonte: Folha]««

Francisco sucedeu ao ultraconservador e trevoso Papa Bento XVI , que renunciou misteriosamente. Enquanto Bento era conservador e reacionário, Francisco abriu a Igreja Católica ao mundo e aos problemas de nosso tempo.

Este é o medo que move a atitude dos reacionários: a de que essa mudança ocorrida na Igreja também se espalhe pelo mundo com as palavras do Papa Francisco.


O governo golpista está montando um cerco aos blogs de esquerda e contra o golpe


Leia aqui como assinar, por que e como ganhar o livro do Mello A Fome e o Medo


O governo golpista está montando um cerco aos blogs de oposição ao golpe e à mídia corporativa. Temer e seu bando proibiram toda propaganda do governo e de empresas estatais nesses veículos e apostam que enchendo as burras da mídia porcorativa de dinheiro (o que vêm fazendo desde o instante em que assumiram - via golpe - a presidência) poderão seguir indefinidamente no poder, desmontando todos os programas sociais e a legislação trabalhista, e os direitos previdenciários, além do congelamento das verbas para educação e saúde por 20 anos.

Até o momento ele está sendo bem sucedido, embora o trabalho da blogosfera e da mídia independente esteja conseguindo queimar a imagem do usurpador e seu bando (convenhamos, eles nos ajudam bastante nisso simplesmente sendo o que são e agindo como agem).

Mas precisamos sobreviver. E para isso só contamos com você que nos lê. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Contando com seu apoio, o Blog do Mello vai oferecer um livro meu grátis, A Fome e o Medo, a todos os que assinarem o blog.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens ao final da postagem

Para receber o livro, basta enviar um e-mail dizendo que fez a doação ou a assinatura. Não precisa enviar comprovante. Sua palavra vale.

Sobre o livro A Fome e o Medo, algumas informações:


‘Haverá um dia em que os pobres morrerão de fome e os ricos, de medo’

Em A Fome e o Medo esse dia chegou.

Desempregados de vários tipos se juntam e formam uma empresa, a Demu – Desempregados do Mundo Uni-vos SA – para tentar uma negociação com os poderosos. Para serem ouvidos, sequestram familiares dos principais dirigentes dos grandes grupos multinacionais e lhes enviam uma proposta. O livro é essa proposta.

Segue abaixo um pequeno trecho.
    (...)... exis­tem vários de nós, como dizíamos, que adorariam pe­gar um de Vós (e fariam isso graciosamente, sem co­brar absolutamente nada, pelo simples prazer), pegar um de Vós, como dizíamos, e rea­gir, ter a oportunida­de de colocar as mãos, ambas, com todos os dedos, em Vosso pescoço, apertá-lo até sentir que Vossa Ex­celência, que é tão sufocante, começa a implorar por ar, que Vossos olhos se esbugalham apavorados, que Vossa garganta quer emitir um som desesperado, um pe­dido de socorro - agora tão inútil, extemporâneo, até ig­nóbil -, que todo Vosso corpo se contorce em convul­sões, enquanto a morte se aproxima de Vós, calma­mente, e ela não parece Vos ter respeito algum, ne­nhum medo na face da morte que se aproxima - e isso Vos desconcerta e apa­vora ainda mais - , e já não há cartão de cré­dito, promessa de emprego, aumento, dinheiro, pro­messa de felicidade, não há nada que afaste aquelas mãos de Vosso pescoço, não há nada mais que Vossa Excelência, que é tão pode­roso, possa fazer, a não ser tentar convencer, com Vossos uivos de sufoco, Vossos olhos esbugalhados, que tudo o que Vossas Excelên­cias, que são, como já dissemos, exce­lentes, tudo o que vêm fazendo foi sem querer, nunca houve ne­nhuma má intenção - foram apenas, como está escrito nas bulas de remédios, "efeitos colaterais indesejá­veis". Mas, infe­lizmente para Vós, é claro, as mãos em Vosso pescoço não concordarão com isto.(...)
Assine o Blog e contribua com nosso trabalho. Assine também e divulgue outros blogs que há anos lutam contra a hegemonia da mídia empresarial golpista.

Ajude o Mello a tocar o blog. Faça uma assinatura. É seguro, rápido e fácil
Sua assinatura faz a diferença e ajuda a manter o blog
Apenas R$ 10. Todos os cartões são aceitos. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento




Recentes:

Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
(Apenas Assinantes)

Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.

Feliz Natal e um 2017 com Diretas Já para devolver aos brasileiros a esperança no futuro do Brasil





Apoie o Blog


Temer: 'Reforma trabalhista é belíssimo presente de Natal'. Faltou dizer: Para os patrões

Ao enviar ao Congresso a sua reforma trabalhista, o ainda presidente Temer declarou que ela é belíssimo presente de Natal.

A reforma entre outras coisas autoriza jornadas de até 12 horas diárias de trabalho.

Passa por cima da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que agora pode ser flexibilizada, dependendo de uma negociação entre sindicatos e patrões.

Já se sabe o que vai acontecer com sindicatos de pelegos entregando direitos dos trabalhadores...

Um dos pontos do texto determina que os acordos coletivos de trabalho definidos entre empresas e representantes dos trabalhadores poderão se sobrepor às leis trabalhistas definidas na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). [Fonte: UOL]

Só quem pode comemorar e considerar um belíssimo presente de Natal a reforma do golpista é quem vai lucrar com ela , os patrões. Em nome de quem foi dado o golpe. Em nome de quem o golpista governa, mantendo-se na linha tênue de tentar agradá-los enquanto as acusações de corrupção contra si e a cúpula de seu governo não o derrubam.



Apoie o Blog


Moro tentou esconder mas não deu: Mais uma propina de Yunes para Temer, agora de R$1 milhão

O ainda presidente Temer foi arrolado pelo ex-deputado Eduardo Cunha como sua testemunha de defesa. Cunha fez uma série de perguntas a Temer para que ele respondesse. Moro censurou várias delas. Duas relativas ao amigo de Temer , o advogado José Yunes.

Coincidentemente (será apenas coincidência?), Yunes já foi denunciado duas vezes por delatores da Odebrecht como emissário de propina para Temer , uma no valor de R$4 milhões e agora outra de R$1 milhão, como informa o Estadão: 

O lobista Lúcio Funaro foi quem entregou a José Yunes, ex-assessor especial do governo, dinheiro vivo oriundo da Odebrecht. A quantia foi de R$ 1 milhão. Um dos auxiliares mais próximos do presidente Michel Temer, Yunes deixou o governo após vir à tona delação do ex-executivo da companhia Claudio Melo. Ele narrou no depoimento para a Lava Jato reunião em 2014 em que Temer teria pedido dinheiro a Marcelo Odebrecht para o PMDB. Dos R$ 10 milhões, R$ 6 milhões foram para campanha de Paulo Skaf e R$ 4 milhões para o ministro Eliseu Padilha distribuir.

Renuncia, Temer e nos poupe de mais sujeira.


Apoie o Blog


Os diversos brancos da neve e o roubo no Brasil

Os esquimós vivem num universo branco. Neve todos os dias, todos os anos. Por isso, dizem que eles têm várias palavras para denominar as várias tonalidades do branco. Porque o branco os cerca em seu cotidiano.

O branco do Brasil é o roubo. Somos pilhados desde o descobrimento por Cabral e sua turma — aqui no Rio, pelo mesmo nome, inclusive.

Por curiosidade, resolvi conferir na internet se temos um grande número de palavras para definir o roubo como os esquimós têm para o branco. Olha o que encontrei:

1. Roubar
Sinônimos de Roubar:

afanar furtar roubar surripiar apropriar-se arrogar-se arrebatar abrasar arrancar arroubar atrair embevecer empolgar encantar enfurecer enlevar entusiasmar extasiar extorquir levar raptar tirar transportar usurpar comer absorver acreditar atenuar carcomer corroer dissipar engolir ganhar gastar gostar gualdir lamber lograr manducar manjar omitir papar desencaminhar corromper depravar desencabeçar desguaritar desviar extraviar perverter seduzir subtrair transviar despojar desapropriar desempossar desfraudar despir esbulhar escorchar espoliar privar saquear dilapidar arruinar esbanjar estragar malgastar malversar tosquiar descascar esfolar ferir maltratar arranhar escoriar expiorar exulcerar pelar defraudar depredar achacar ludibriar sangrar sugar fraudar batizar burlar enganar falsificar lesar trapacear abafar bater bifar desviar-se empalmar esconder-se falsifkar gazofilar ladroar larapiar rapinar sumir-se limpar abluir aclarar apagar apurar arrotear assear branquear capinar carpar carpir ciscar curar depurar desencardir desenfarruscar desenxovalhar detergir esbrugarouesbugar esçabichar expulsar expurgar lavar mondar mundificar purgar purificar raspar varrer pilhar agarrar alcançar apanhar surpreender plagiar copiar imitar assolar devastar escalar infestar deduzir diminuir sonegar abater anular cavar cortar desarraigar descalçar descingir descontar desfalcar desfitar despendurar destacar estampar excetuar excluir extrair imprimir puxar sacar safar suprimir palmar unhar gatear apossear-se agadanhar esponjar sumir apoderar-se empossar-se consumir gatunhar exaustar apossar-se bispar tomar salvar livrar senhorear desvalijar escamotear mamar forrar assenhorar-se obter gatunar arrapinar surrupiar assenhorear-se sobnegar rapar ensenhorerar-se libertar palmear descaminhar absumir rapinhar saltear resgatar haurir retirar escamotar seqüestrar robar pifar gamar gardanho fanar fazer mão leve a

São várias as palavras e a cada dia outras novas são acrescentadas ao dicionário.

Às vezes há variação na moda. A de agora é a da mesóclise. Roubá-los-ei . Afaná-los-ei. Surrupiá-los-ei...

E você que me lê, tem novas palavras ou formas a acrescentar, enquanto a moda da mesóclise não cai?



Apoie o Blog


Por que Moro até hoje não mandou prender a mulher de Cunha? Porque se fizer isso Cunha abre o bico e a casa cai

É a única explicação possível. Moro se comporta mais como xerife do Velho Oeste do que como um juiz. Prende antes e investiga depois. Mesmo não sendo funções de um juiz.

Prendeu a cunhada de Pallocci, que não tinha nada a ver com a história. Prendeu José Dirceu porque havia uma gravação com as iniciais JD . Mas elas se referiam a outra pessoa e não a José Dirceu. Mesmo assim José Dirceu entrou em cana. Por que não a mulher de Cunha?

A resposta só pode ser uma: medo. Medo de que Cunha com a mulher presa perca o controle, abra o bico e denuncie todo o esquema de corrupção. Que ele já disse que começou lá atrás, quando Fernando Henrique Cardoso mudou as regras de licitação da Petrobras.

Moro já protegeu Temer, quando censurou 21 das perguntas feitas por Cunha a ele. Duas delas apontavam o caminho da corrupção do ainda presidente: a delação de Cláudio Melo e os milhões entregues no escritório do amigo de Temer, o advogado Yunes — que pediu demissão e saiu do noticiário.

Protege Temer novamente, quando não leva para Curitiba a esposa de Cunha, Cláudia.

Porque o objetivo de Moro nunca foi combater a corrupção, e isso vem desde a época do Banestado, em que ele era o juiz como agora e não deu em nada. Um escândalo de bilhões em corrupção… Mas, como era do governo Fernando Henrique Cardoso…

A valentia de Moro só vai até a página dois, quando acabam as acusações ao PT e começam as ao PSDB.



Apoie o Blog


Papa Francisco diz que só terá mais 4 ou 5 anos de pontificado


"Eu tenho a sensação de que meu pontificado será breve, 4, 5 anos. É um sentimento um pouco vago ... talvez não seja assim. Mas tenho a sensação de que o Senhor me colocou aqui por um tempo curto. Mas é um sentimento, por isso sempre deixo em aberto a possibilidade ".[Fonte: La Stampa]

Essa declaração foi feita pelo Papa Francisco ao Padre Antonio Spadaro, diretor da Civiltà Cattolica, que montou um vídeo com imagens do Papa exibidas por ocasião do seu 80° aniversário, na Itália. Claro que com a permissão do próprio Papa.

Pessimismo, abatimento, pressentimento ou alguma doença que acha por bem não divulgar?

Não foi a primeira declaração dele nesse sentido. Há pouco mais de dois anos, o Papa surpreendeu o mundo quando declarou que teria apenas mais dois ou três anos de vida:

Ao ser questionado pelos repórteres sobre sua popularidade global, Francisco afirmou: "Vejo isso como generosidade do povo de Deus. Tento pensar nos meus pecados, nos meus erros e não ficar orgulhoso. Porque eu sei que durará pouco tempo. Dois ou três anos e irei para a casa do Pai". [ Fonte: UOL]

Que seja apenas um mau pressentimento… O Papa é uma das poucas e mais poderosas vozes em favor da solidariedade, da fraternidade, da generosidade e mesmo da compaixão em relação aos menos favorecidos, num mundo cada vez mais violento e egoísta.

Vida longa ao Papa Francisco!



Apoie o Blog


Resumo da ópera: tiram Coração Valente e botam em seu lugar o Ancião Cagão




Apoie o Blog


Diante das Forças Armadas Temer diz que um presidente precisa ter coragem. Em seguida, mostra que não tem qualificação para o cargo


A imagem que ilustra esta postagem é a prova , se é que seria preciso ainda mais uma, de que Temer está ocupando um cargo para o qual não tem nenhuma qualificação.

Ontem, em solenidade com as Forças Armadas o presidente disse que o cargo exige coragem.

Contraditoriamente, logo em seguida, ao falar sobre a reforma da Previdência, Temer mostrou que não tem coragem alguma, pois livrou os militares do arrocho que vai atingir todos os funcionários públicos.

Para o presidente, só se mantém a democracia se há defesa adequada e só se faz defesa adequada com as Forças Armadas. [ Fonte: Reuters]

Isso é óbvio. Mas a reforma da Previdência trata de aposentados e ao que eu saiba não são os aposentados das Forças Armadas que vão defender nossa democracia, caso ela fique em perigo.

Pelo contrário, os milicos de pijama são geralmente focos de ataque à democracia, saudosos dos velhos tempos da ditadura militar.

Os militares vão ficar de fora da reforma da Previdência por um único e singelo motivo: cagaço presidencial.


Apoie o Blog


O Mau Velhinho: Temer distribui presentes de Natal pra crianças, enquanto desemprega seus pais e compromete educação e saúde delas por 20 anos



Como o gato angorá que o assessora, o ainda presidente Temer distribuiu presentes a algumas crianças, ontem no Palácio, com uma das mãos, enquanto com a outra desemprega seus pais e compromete o futuro do país, engessando os investimentos em saúde e educação por no mínimo 20 anos, com a PEC 55 e as medidas que tona na economia.

Nem no Natal Temer consegue ser o bom velhinho.



Apoie o Blog