O PT deve ou não participar das eleições para presidente da Câmara e do Senado? Lula disse sim?


Saiu no Estadão que o ex-presidente Lula teria dito que é favorável à participação do PT nas eleições para presidência da Câmara e do Senado, opinião oposta à de muitos parlamentares do partido, como os senadores Lindberg e Gleisi Hoffmann, por exemplo.

Não vi nota nem vi ou ouvi de viva voz o ex-presidente Lula fazer tal afirmação, portanto, por enquanto, ela fica no terreno das hipóteses.

Uma hipótese que pode ser verdadeira, dado o caráter de negociador que Lula desenvolveu desde o período em que era presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

O objetivo seria não deixar que as duas Casas fiquem 100% nas mãos da direita, como aconteceu quando o PT bateu chapa contra Cunha, perdeu, ficou sem lugar nenhum no comando da casa e Cunha deitou e rolou.

Com petistas em algumas mesas e comissões poderia-se fazer oposição e barrar algumas iniciativas da direita e do governo golpista.

Será?

Segundo pesquisa, 83% dos petistas são contrários a essa negociação com os golpistas, supostamente apoiada pelo ex-presidente Lula. Assim como eram contrários às medidas tomadas por Dilma logo no início do segundo mandato, como a nomeação de Levi, por exemplo, também apoiada pelo presidente Lula. Deu no que deu.

Pensando sobre isso, uma frase me vem à cabeça: Em nome da governabilidade perdeu-se o governo.