Erro do Google parou internet no Japão por horas e empresa só assumiu sua responsabilidade no dia seguinte


Para ver o tamanho da encrenca que estamos montando, a armadilha em que estamos metidos com o poder imenso dos gigantes Google e Facebook. Um erro cometido pelo Google deixou o Japão, país mais identificado com avanços tecnológicos, sem internet durante horas.

Aconteceu no final de semana. Bem na sexta-feira na hora do almoço no Japão o Google acidentalmente quebrou o BGP (Border Gateway Protocol), um protocolo pelo qual as informações de roteamento são trocadas entre sistemas autônomos. A internet simplesmente parou de funcionar no Japão. Ninguém acessava nada.

Os clientes da OCN, um dos principais provedores de internet, não podiam se conectar. Para dar uma ideia das dimensões, a OCN possui mais de 7,5 milhões de usuários e 480 mil empresas que usam seus serviços. Por um par de horas, o caos reinou em um país que gosta de ter tudo bem organizado. Aplicativos como LINE ou Mercari (usado para comprar e vender todo tipo de coisas) suspenderam seus serviços por 90 minutos. Muitos clientes não podiam acessar seus bancos on-line (por exemplo, o Resona Bank) nem reservar assentos de trem no East Japan Railway Co.[Fonte: Genbeta]

Embora tenha consertado o erro no mesmo dia, apenas no sábado o Google assumiu sua culpa no apagão.

Em algum momento, o mundo vai ter que fazer um ajuste de contas com os gigantes, que, num momento como esse, mostram o tamanho do poder que detêm sobre nós.

Google e Facebook são um risco para a democracia e a comunicação livre.


Ajude o Mello a tocar o blog. Faça uma assinatura. É seguro, rápido e fácil
Apenas R$ 10. Todos os cartões são aceitos. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento