Esta é pra quem acha que com militares não há corrupção. Procuradoria Militar denuncia esquema no Exército que desviou R$ 150 milhões

Marca do Superior Tribunal Militar


Quem acha que na época da ditadura militar era diferente está certo em uma coisa: se eu denunciasse aqui no blog este roubo de R$ 150 milhões desviados do Exército, eu estaria em cana, e teria sorte se saísse vivo de lá.

Nesse esquema denunciado pelo MPM (Ministério Público Militar) no Rio de Janeiro (sempre o meu Rio) havia três coronéis da reserva do Exército, um coronel e dois majores da ativa, além de cinco civis. Todos denunciados no final do mês passado ao Superior Tribunal Militar.

Era um esquema fraudulento que funcionou de 2005 a 2010 e envolvia fraudes em procedimentos de dispensa de licitação e em contratos celebrados entre o DEC (Departamento de Engenharia e Construção) do Exército e fundações privadas, segundo a Folha.

Como dentro do Exército existe respeito à hierarquia, antes que as investigações batessem em generais, o auditor achou por bem subir o processo para o Superior Tribunal Militar.


O juiz-auditor responsável pelo caso afirmou que "em razão da gravidade da situação e a fim de evitar argumentos futuros de nulidade (o que poderia levar a perda do criterioso trabalho desenvolvido pelo MPM), mostra-se prudente, no momento, a remessa do feito à Superior Instância para análise do envolvimento (ou não) dos oficiais generais".
Não há indícios, por enquanto, de participação de generais no esquema de corrupção, afirma o MPM.
O STM irá decidir sobre o recebimento da denúncia, podendo, inclusive, devolver os autos ao órgão judiciário de primeira instância para análise da denúncia e demais requerimentos do MPM, caso entenda que realmente não haja envolvimento de oficial general.[Fonte: Folha]
A pergunta que fica é: Se não há indícios da participação de generais, por que subiu o processo para o STM?

Clique aqui e passe a receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos