'Basta de clamares inocência'. Não basta dizer que não sabe. É preciso buscar saber


- Ah, mas não deu no Jornal Nacional... 
- Ah, mas ninguém me disse... 
- Ah, mas não fiquei sabendo... 

Sem mimimi! Basta de clamares inocência, como diz o samba de Cartola.

Hoje, com a facilidade da comunicação pela internet só fica desinformado quem quer.

São milhares, milhões de sites, blogs, redes sociais...

- Ah, mas tem muita fake News... 
- Como é que eu vou saber o que é verdade?

Tem que buscar saber. Conhecimento também exige um esforço de quem quer adquiri-lo.

Não basta ler uma manchete e sair compartilhando ou dando likes. Tem que abrir o link, tem que ver o que está escrito, se tem lógica, qual a fonte da informação. Tem que buscar em outros lugares para ver se aquela informação bate.

Confrontar ideias. Pensar.

Tem que investir também em novas mídias, em quem está buscando levar informação até você. Afinal, para aquela informação chegar a seus olhos, alguém pesquisou, alguém pensou, alguém redigiu o texto, fez ou pesquisou a imagem, publicou.

Tem, em resumo, que sair da passividade, se movimentar, buscar informar-se e buscar valorizar as fontes de informação com que você se nutre.

Ao final, compartilhe os textos na sua rede social, converse com amigos, divulgue seus sites e blogs  prediletos e, se puder ajudá-los financeiramente, contribua para que eles continuem a existir.

Só assim da próxima vez você não vai se chocar, por exemplo, com o governo do presidente (eleito mediante fraude) Jair Bolsonaro. Mais: se as pessoas se informassem antes, ele nem seria eleito.

Tudo isso, o show de incompetência, despreparo e ignorância, já estava previsto há  muito tempo e foi divulgado em milhares, milhões de postagens em sites, blogs, redes sociais.

Se você não soube antes, é porque não buscou se informar e agora lamenta o que está acontecendo e quer culpar apenas Bolsonaro ou as mentiras que recebeu pelo WhatsApp ou pelos vizinhos ou até pelo patrão...

Se você é desinformado, a culpa também é sua. Busque se informar. Faz bem para a saúde. Não apenas a sua, mas a de sua família e a do país.

Bem-vind@.

O Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem propaganda. Se o blog é relevante para você, considere apoiá-lo com uma assinatura. Ou faça uma doação

Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento



Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento

Clique aqui e passe a receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos

Assine a newsletter do Blog do Mello