NYT: Vídeo prova que apoiadores de Guaidó, e não Maduro, incendiaram caminhão com 'ajuda humanitária'

Incêndio no caminhão na fronteira da Venezuela

Reportagem publicada hoje, 10, no New York Times, mostra que foram simpatuzantes de Guaidó que atearam fogo em caminhão com mantimentos que estava na ponte entre Colômbia e Venezuela.

Os governos dos EUA, Colômbia e Brasil, com apoio da mídia corporativa, culparam Maduro pelo fogo.
Foi uma narrativa que combinava bem com críticas ao autoritarismo contra o governo venezuelano: as forças de segurança, sob as ordens do presidente Nicolás Maduro, atearam fogo a um comboio de ajuda humanitária, enquanto milhões de pessoas em seu país sofrem de doenças e fome.

O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, escreveu que o "tirano em Caracas dançou" enquanto seus capangas "queimavam alimentos e remédios". O Departamento de Estado dos EUA divulgou um vídeo afirmando que Maduro ordenou que os caminhões fossem queimados. A oposição venezuelana se referiu às imagens da ajuda em chamas, reproduzidas pelas emissoras de mídia e televisão em toda a América Latina, como prova da crueldade de Maduro.

Mas há um problema: parece que foi a própria oposição - e não os homens de Maduro - que acidentalmente incendiaram o caminhão.
Os repórteres Nicholas Casey, Christoph Koettl and Deborah Acosta mostram em vídeo que foi um dos manifestantes pró Guaidó que incendiou o caminhão com um coquetel molotov. Confira.



Com seu apoio o Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem propaganda.



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello