Gilmar Mendes faz crítica veemente à Lava Jato e põe mídia no mesmo balaio: 'São coautores dos malfeitos'

Gilmar Mendes

Ministro reforça participação da mídia na crítica ao Supremo e na supervalorização da Lava Jato


Em entrevista à Folha, o ministro Gilmar Mendes voltou a apontar sua artilharia contra a Lava Jato. Mas dessa vez não esqueceu a participação da mídia no processo.

O ministro passou a ser crítico da Operação, quando ela começou a chegar perto do pessoal do PSDB e de medalhões da política, como o ex-presidente golpista Michel Temer (estranhamente ainda solto).

Mas, agora, com as revelações da Vaza Jato, que mostram não apenas o jogo sujo mas a sordidez de Moro e dos procuradores da força-tarefa, a indignação de Gilmar fez o sapo bufar.
Na entrevista publicada na edição deste domingo, Gilmar pregou a demissão coletiva dos lavajateiros:
Sem citar o nome de Moro nem do coordenador da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, Gilmar disse que o Brasil precisa “encerrar o ciclo dos falsos heróis” e defendeu que a cúpula da força-tarefa assuma que cometeu erros e “saia de cena”.
“Simplesmente dizer: nós erramos, fomos de fato crápulas, cometemos crimes. Queríamos combater o crime, mas cometemos erros crassos, graves, violamos o Estado de Direito.”
 Durante a entrevista, Mendes não poupou a mídia:
O tribunal, em geral, ficou isolado. A mídia fez esse tipo de eco. O Supremo foi muito vilipendiado nesse contexto, embora o tribunal tivesse um ativo consigo.
(...) Quando se diz que não se pode contrariar a Lava Jato, que não se pode contrariar o espírito da Lava Jato —e muitos de vocês na mídia dão um eco a isso...
Como acontece em relação ao apoio a Bolsonaro, que a mídia agora finge que não tem nada a ver com ele, a mídia faz a egípcia com a Lava Jato, quando a sujeira vem à tona nas importantíssimas denúncias das reportagens da Vaza Jato.

Ajude o Mello a tocar o blog. Faça uma assinatura. É seguro, rápido e fácil
Sua assinatura faz a diferença e ajuda a manter o blog
Apenas R$ 10. Todos os cartões são aceitos. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento




Recentes:

Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello