Ministro moleque, Weintraub dobra aposta e acusa China de jogo sujo para lucrar com pandemia

Weintraub fazendo gesto de cale a boca

Weintraub cai ou Brasil pode ficar sem equipamentos chineses



Numa entrevista ao Datena, o ministro Weintraub colocou mais fogo na fogueira das relações Brasil-China.

O ministro, que já havia feito uma publicação infantil zombando da prosódia chinesa com o português (logo ele, um analfabeto funcional), que recebeu dura advertência do cônsul daquele país, resolveu piorar a questão e acusar a China de jogo sujo para lucrar com a pandemia.
"O governo da república chinesa, aonde começou o coronavírus, poderia ter alertado o mundo inteiro que ia faltar respirador. Que nós teríamos 3 meses para fazer respirador. Isso não foi feito. Agora, que estamos desesperados correndo atrás de respirador, o que é que acontece? Aparece 60 mil respiradores na China e eles estão leiloando. Aparece um monte de equipamento, de proteção, de máscara, e eles estão leiloando. Então assim, teve tempo deles se prepararem para vender para o mundo, pelo preço mais alto, respirador e máscara", disse Weintraub.
"Conhecendo a cultura chinesa, se eles têm 60 mil já a disposição para leiloar, eles devem ter mais, porque se eles colocassem que tinham 120 mil, o preço do leilão seria mais baixo. Conhecendo o jeito, eu já fui muitas vezes, sei como é a negociação, sei como é o processo, eu era do mercado financeiro", disse.
"Se eles conseguiram fazer respirador, será que quando eles viram que essa crise seria muito maior do que estava sendo divulgo,será que eles também não venderam ativos financeiros no mundo, fazendo liquidez, para agora sair comprando empresas pelo mundo mais barato?  Eu sou do mercado financeiro... Teve movimentação? Teve. Mas eu não tenho como afirmar isso".[Estadão]
A Embaixada da China, que já havia feito uma nota em que advertia: "Instamos que alguns indivíduos do Brasil corrijam imediatamente os seus erros cometidos e parem com acusações infundadas contra a China", pode tomar alguma dura medida contra o governo Bolsonaro, como já fez esta manhã, quando deixou de comprar soja do Brasil para comprá-la dos EUA.

Aliás, será que toda essa palhaçada de Eduardo Bolsonaro e Weintraub não é para jogar o mercado chinês no colo de Trump?




Recentes:

Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
(Apenas Assinantes)

Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.