Novo ministro da Saúde é a favor do isolamento horizontal, como Mandetta, e ao contrário de Bolsonaro. Mudou?

Nelson Teich


Novo ministro defendia opinião oposta à de Bolsonaro até outro dia


O novo ministro da Saúde, em lugar do demitido Mandetta, é o oncologista e empresário da saúde Nelson Teich.

Em seu perfil no Linkedin, Teich escreveu dois artigos em que abordava a pandemia do coronavírus. Sua posição era em favor do isolamento horizontal, semelhante à de Mandetta, que foi demitido hoje por Bolsonaro, contrário a esse isolamento.
"Diante da falta de informações detalhadas e completas do comportamento, da morbidade e da letalidade da covid-19, e com a possibilidade do Sistema de Saúde não ser capaz de absorver a demanda crescente de pacientes, a opção pelo isolamento horizontal, onde toda a população que não executa atividades essenciais precisa seguir medidas de distanciamento social, é a melhor estratégia no momento. Além do impacto no cuidado dos pacientes, o isolamento horizontal é uma estratégia que permite ganhar tempo para entender melhor a doença e para implantar medidas que permitam a retomada econômica do país."
Sobre a opção difundida pelo presidente, aponta que tem fragilidades e não representaria uma solução definitiva para o problema: "Como exemplo, sendo real a informação que a maioria das transmissões acontecem à partir de pessoas sem sintomas, se deixarmos as pessoas com maior risco de morte pela Covid-19 em casa e liberarmos aqueles com menor risco para o trabalho, com o passar do tempo teríamos pessoas assintomáticas transmitindo a doença para as famílias, para as pessoas de alto risco que foram isoladas e ficaram em casa. O ideal seria um isolamento estratégico ou inteligente". [Fonte: BBC]
Como Bolsonaro não muda e sua posição em defesa da volta quase normal ao trabalho para aquecer a economia alimenta eleitores e empresários que ainda o sustentam, logo teremos novos conflitos entre o presidente e o novo ministro.

A menos que Tech tenha mudado de ideia e seja mais empresário que médico à frente do ministério.





Recentes:

Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
(Apenas Assinantes)

Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.