Putin anuncia que Rússia tem vacina contra COVID-19 e que uma de suas filhas foi vacinada na fase de testes


Na manhã desta terça, 11, o presidente russo Vladimir Putin anunciou que a Rússia desenvolveu uma vacina eficaz contra a COVID-19.
Durante uma reunião governamental transmitida pela TV, Putin disse que a vacina se mostrou eficiente durante os testes, oferecendo imunidade duradoura contra o coronavírus.
"Esta manhã, pela primeira vez no mundo, uma vacina contra o novo coronavírus foi registrada", disse Putin. "Sei que é bastante eficaz, que proporciona imunidade duradoura."
Ele acrescentou ainda que uma de suas duas filhas recebeu a vacina e está se sentindo bem.
"Uma de minhas filhas foi vacinada, dessa forma, participado da fase de testes. Após a primeira vacinação, ficou com 38 graus de temperatura, no dia seguinte tinha 37 graus e pouco. E foi tudo."
O presidente não disse qual das suas filhas foi inoculada. Putin tem duas filhas, Maria, de 35 anos, e Ekaterina, 34.
Depois do anúncio de Putin, autoridades do país informaram que a vacina recebeu o nome de" Sputnik V", em referência ao pioneiro satélite soviético lançado nos anos 1950, que marcou o início da corrida espacial.
Autoridades russas disseram que profissionais da área médica, professores e outros grupos de risco serão os primeiros a ser vacinados. [Deutsche Welle]
No entanto, os estudos sobre  vacina não foram publicados em lugar algum. Nem na Rússia. Nem foi declarado que houve uma ampla testagem.

Que a comunidade científica internacional esteja com os dois pés atrás em relação à vacina russa é compreensível, pelo efeito que ainda causa o período da guerra fria e pela falta de informações mais claras sobre o processo de sua aprovação.

Mas será desmoralizante para Putin e, por extensão, para a Rússia, se o anúncio da vacina for mais uma propaganda ou desejo do que uma realidade, em meio à pandemia.

Como a primeira vacinação em massa por lá começa em outubro, logo teremos a resposta sobre a Sputnik V. Que seja tão eficiente quanto o satélite que a batizou.



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos




Recentes:


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.