'Assange expôs a fraude das guerras promovidas pela mídia e o caráter homicida das guerras dos Estados Unidos' - Pilger


John Pilger, histórico jornalista, documentarista, correspondente de guerra, é astrauliano como Julian Assange e como Assange defensor de um jornalismo que busque mostrar o que nos tentam esconder ou iludir.

Ele está cobrindo o processo de extradição de Assange e este é o depoimento dele sobre o que está em julgamento junto com Assange lá em Londres.

Quando conheci Julian Assange, há mais de dez anos, perguntei por que ele havia iniciado o WikiLeaks. Ele respondeu: "Transparência e responsabilidade são questões morais que devem ser a essência da vida pública e do jornalismo."

Nunca tinha ouvido um editor invocar a moralidade dessa forma. Assange acredita que os jornalistas são os agentes das pessoas, não do poder: que nós, as pessoas, temos o direito de saber os segredos mais sombrios daqueles que afirmam agir em nosso nome.

Se os poderosos mentem para nós, temos o direito de saber. Se eles dizem uma coisa em privado e o contrário em público, temos o direito de saber. Se eles conspiram contra nós, como Bush e Blair fizeram sobre o Iraque, fingindo ser ser democratas, temos o direito de saber.

É essa moralidade que ameaça o conluio das potências que querem mergulhar grande parte do mundo na guerra e enterrar Julian vivo na América fascista de Trump.

Em 2008, um relatório ultrassecreto do Departamento de Estado dos EUA descreveu em detalhes como os Estados Unidos combateriam essa nova ameaça moral. Uma campanha de difamação pessoal dirigida secretamente contra Julian Assange levaria à sua "exposição [e] processo criminal".

O objetivo era silenciar e criminalizar o WikiLeaks e seu fundador. Página após página revelou-se uma guerra iminente contra um único ser humano e pelo próprio princípio da liberdade de expressão e de pensamento e da democracia.

As tropas de choque imperiais seriam aquelas que se autodenominam jornalistas: os grandes rebatedores do chamado mainstream, especialmente os "liberais" que marcam e patrulham os perímetros da dissidência.

E foi isso que aconteceu. Sou repórter há mais de 50 anos e nunca conheci uma campanha de difamação como essa: o assassinato forjado de um homem que se recusou a entrar para o clube: que acreditava que o jornalismo era um serviço ao público, nunca aos de cima.

Assange envergonhou seus perseguidores. Ele produziu furo após furo. Ele expôs a fraude das guerras promovidas pela mídia e o caráter homicida das guerras dos Estados Unidos, a corrupção dos ditadores, os males de Guantánamo.

Ele nos forçou o Ocidente a olhar-se no espelho. Ele expôs os contadores das verdade oficiais na mídia como colaboradores: aqueles que eu chamaria de jornalistas de Vichy. Nenhum desses impostores acreditou em Assange quando ele advertiu que sua vida estava em perigo: que o "escândalo sexual" na Suécia era armado e um inferno americano era seu destino final. E ele estava certo, e repetidamente certo.

A audiência de extradição em Londres nesta semana é o ato final de uma campanha anglo-americana para enterrar Julian Assange. Não é o devido processo. É uma vingança devida. A acusação americana é claramente fraudada, uma farsa demonstrável. Até agora, as audiências lembraram seus equivalentes stalinistas durante a Guerra Fria.

Hoje, a terra que nos deu a Carta Magna, a Grã-Bretanha, se distingue pelo abandono de sua própria soberania ao permitir que uma potência estrangeira maligna manipule a justiça e pela viciosa tortura psicológica de Julian - uma forma de tortura, como Nils Melzer, especialista da ONU destacou, refinado pelos nazistas porque era mais eficaz em quebrar suas vítimas.

Todas as vezes que visitei Assange na prisão de Belmarsh, vi os efeitos dessa tortura. Quando o vi pela última vez, ele havia perdido mais de 10 quilos de peso; seus braços não tinham músculos. Incrivelmente, seu perverso senso de humor estava intacto.

Quanto à pátria de Assange, a Austrália demonstrou apenas uma covardia assustadora, já que seu governo conspirou secretamente contra seu próprio cidadão, que deveria ser celebrado como um herói nacional. Não foi à toa que George W. Bush ungiu o primeiro-ministro australiano seu "vice-xerife".

Diz-se que o que quer que aconteça com Julian Assange nas próximas três semanas diminuirá se não destruir a liberdade de imprensa no Ocidente. Mas qual imprensa? The Guardian? A BBC, o New York Times, o Jeff Bezos Washington Post?

Não, os jornalistas dessas organizações podem respirar livremente. Os Judas do The Guardian que flertaram com Julian, exploraram seu trabalho marcante, fizeram sua pilha e o traíram, não têm nada a temer. Eles estão seguros porque são necessários.

A liberdade de imprensa agora depende de uns poucos honrados: as exceções, os dissidentes na internet que não pertencem a nenhum clube, que não são ricos nem carregados de Pulitzers, mas produzem jornalismo moral e desobediente - aqueles como Julian Assange.

Enquanto isso, é nossa responsabilidade apoiar um verdadeiro jornalista cuja coragem absoluta deve servir de inspiração para todos nós que ainda acreditamos que a liberdade é possível. Eu o saúdo.




Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos




Recentes:


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.